/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764909168&who=161

#Colabora - COP30: Indígenas denunciam danos espirituais e adoecimento mental pela degradação dos territórios

Micael Olegário - Lideranças relacionam impactos da mineração e dos conflitos de terra com o adoecimento mental nas comunidades

Atualizado em 12/11/2025 às 20:11, por Redação Envolverde.

Indígena Célia Xakriabá falando em um plenario da COP30

Célia Xakriabá relacionou os danos espirituais com o marco temporal e com o avanço da crise climática (Foto: Micael Olegário)

Autor: Micael Olegário

Quando um Rio é contaminado ou quando uma Floresta é desmatada, os impactos não são apenas materiais. Para os povos tradicionais existem danos espirituais pela quebra dos seus vínculos com os territórios. “Danos espirituais são os parentes que morrem de tristeza nos territórios”, afirma a deputada Célia Xakriabá (PSOL).

Estudo feito por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que a taxa de suicídio é mais do que o dobro da população brasileira em geral. Segundo os dados analisados, a taxa de mortes autoimpostas entre indígenas era de 16,58 casos por 100 mil habitantes, contra 7,27 da população em geral. 

Para Célia, o crescimento dessas mortes possui relação com uma série de violações contra os povos indígenas, desde a mineração e o garimpo, até os projetos que atentam contra os direitos aos territórios e inviabilizam o papel dessas comunidades na luta contra as mudanças do clima. “Queremos o reconhecimento de que o marco temporal é um crime climático”, enfatiza a deputada.

Na COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), diferentes lideranças indígenas descreveram o adoecimento de comunidades que sofrem com a violência e com a exploração dos seus territórios. “Estão destruindo tudo que tem na terra”, descreve Raoni Metuktire, 93 anos, cacique do Povo Kayapó que participou de discussão sobre o tema em Belém (PA).

Leia Mais:

Esta reportagem foi produzida por #Colabora, por meio da Cobertura Colaborativa Socioambiental da COP 30. Leia a reportagem original em: https://projetocolabora.com.br/ods13/cop30-indigenas-denunciam-danos-espirituais-e-adoecimento-mental-pela-degradacao-dos-territorios/?amp=1 

Envolverde