COP30 promete Mapa do Caminho, mas entrega longa e sinuosa estrada
A 30ª Conferência das Partes da ONU finalmente terminou. Durante 11 dias oficiais e um extra para fechamento do texto oficial, a COP30 ocorreu entre protestos sociais, incêndio nas instalações e desinformação nas redes. Os resultados oficiais trouxeram progressos, mas a falta de menção direta ao fim dos combustíveis fósseis é um balde de água fervente na ação climática.

Edson Capoano -
Se o modelo de negociação por consenso da conferência gerou avanços relevantes, também permitiu o boicote de países produtores de petróleo à menção sobre combustíveis fósseis no documento final. Nesse sentido, o evento teve um quê de “FLOP30”, como mensagens de desinformação insistiram em emplacar.
Seus 29 documentos aprovados, nomeados como Pacote de Belém, trouxeram avanços na chamada arquitetura climática. O Objetivo Global de Adaptação avançou com a adoção da primeira estrutura global de indicadores, essencial para medir a resiliência dos países.
Sobre financiamento climático, o destaque foi a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, com US$ 6,7 bilhões mobilizados até o momento. O teto de financiamento do Fundo de Adaptação foi aumentado para US$ 25 milhões por país, e o acordo solicitou que nações ricas pelo menos tripliquem o dinheiro para adaptação em países em desenvolvimento até 2035.
A COP30 fortaleceu a mobilização social e a inclusão de grupos vulneráveis, com o reconhecimento de comunidades afrodescendentes e dos direitos territoriais dos povos indígenas nos textos, além de criar um Programa de Trabalho de Transição Justa para apoiar políticas de emprego e inclusão.
Apesar dos avanços, o texto final da conferência foi alvo de fortes críticas da sociedade civil e de cientistas por não incluir o "Mapa do Caminho", proposta brasileira sobre a eliminação dos combustíveis fósseis e metas para proteção de florestas. O Brasil comprometeu-se a desenvolver o Mapa, elaborando um texto paralelo ao oficial nos próximos 11 meses, até a realização da próxima COP, na Turquia.
Assim, entre perdas e ganhos, termina a COP brasileira. A sensação é de que, em lugar de mapa do caminho, seguimos em uma longa e sinuosa estrada, que ruma não se sabe bem para onde.
Referências
AZEVEDO, Luiz Felipe. ENTREVISTA: COP30 não foi a mais importante da história por ter omitido os combustíveis fósseis, avalia Carlos Nobre. In: O GLOBO. Rio de Janeiro, 23 nov. 2025. Acesso em: 24 nov. 2025. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/cop-30-amazonia/noticia/2025/11/23/entrevista-cop30-nao-foi-a-mais-importante-da-historia-por-ter-omitido-os-combustiveis-fosseis-avalia-carlos-nobre.ghtml.
BOURCHEIT, Aldem. COP entrega pouco, mantém ameaça de colapso climático e colhe críticas globais. In: ((O))ECO. 22 nov. 2025. Disponível em: https://oeco.org.br/reportagens/cop-entrega-pouco-mantem-ameaca-de-colapso-climatico-e-colhe-criticas-globais/. Acesso em: 24 nov. 2025.
GAMA, Gabriel. ENTENDA os resultados da COP30 em 10 pontos. In: FOLHA DE S.PAULO. São Paulo, 24 nov. 2025. Acesso em: 24 nov. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/11/entenda-os-resultados-da-cop30-em-10-pontos.shtml.
LONGUINHO, Daniella. Acordo da COP30 triplica financiamento, mas não inclui Mapa do Caminho. In: RADIOAGÊNCIA NACIONAL. Brasília, 22 nov. 2025. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-ambiente/audio/2025-11/acordo-da-cop30-triplica-financiamento-mas-nao-inclui-mapa-do-caminho. Acesso em: 24 nov. 2025.
MOURA, Bruno de Freitas. Entenda o Pacote de Belém: que inclui 29 documentos aprovados na COP30. In: AGÊNCIA BRASIL. Brasília, 23 nov. 2025. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-11/entenda-o-pacote-de-belem-que-inclui-29-documentos-aprovados-na-cop30. Acesso em: 24 nov. 2025.
NARCISA, Tayana. COP30 encerra com metas de 122 países definidas e nova sede oficializada. In: CNN BRASIL. São Paulo, 23 nov. 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil/cop30-encerra-com-metas-de-122-paises-definidas-e-nova-sede-oficializada/. Acesso em: 24 nov. 2025.
SANTANA, Jonas. FLOP30: incêndio na COP é usado como munição para críticos nas redes sociais. In: FOLHA DE S.PAULO. São Paulo, 23 nov. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/hashtag/2025/11/flop30-incendio-na-cop-e-usado-como-municao-para-criticos-nas-redes-sociais.shtml. Acesso em: 24 nov. 2025.
Envolverde

Edson Capoano
Doutor em Ciências pelo PROLAM-USP, Mestre e jornalista pela PUC-SP. Trabalhou na TV Cultura de São Paulo e na agência de notícias EFE, em São Paulo e em Madri.





