/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764909004&who=161

Instituto Arapyaú e Agroicone promovem discussão sobre o uso sustentável da terra na Semana do Clima em Salvador (BA)

.

Atualizado em 21/08/2019 às 16:08, por Redação Envolverde.

Debate faz parte da programação do side events do dia 22 de agosto, das 12h30 às 13h25

Serão apresentados os cases do MapBiomas e o Caminhos da Semente, projetos que contribuem para o cumprimento de duas metas das NDCs

A Semana do Clima da América Latina e Caribe, que ocorre em Salvador (BA) de 19 a 23 de agosto, contará com uma programação paralela intensa e repleta de debates. Entre eles, está o  side events  promovido em parceria pelo Instituto Arapyaú e a Agroicone, com apoio da Partnership for Forests, que dará enfoque à importante discussão sobre o uso responsável e sustentável da terra. O debate será no dia 22 de agosto de 2019 (quinta-feira), das 12h30 às 13h25.

O tema do uso da terra é de extrema relevância frente ao desafio do Brasil de reduzir os gases de efeito estufa em 43% até 2030, quando comparado ao nível de emissão em 2005.  Atualmente, o Brasil é o sexto maior emissor de gases de efeito estufa do planeta e grande parte (70%) vem do uso da terra e suas mudanças, principalmente pelo desmatamento ilegal. Diante desse panorama, o Instituto Arapyaú – instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a fortalecer redes, organizações e projetos que contribuem para um Brasil mais sustentável – tem entre seus programas prioritários o de “Mudanças Climáticas”, que olha para o uso da terra, com foco em conciliar o desenvolvimento econômico e conservação ambiental para combater o desmatamento.

No  side events , serão apresentados dois projetos inovadores e formados em rede, que estão em sintonia para o cumprimento das metas brasileiras das NDCs (Contribuição Nacionalmente Determinada): o  MapBiomas e MapBiomas Alerta,  que contribuem com a meta de desmatamento ilegal zero, e o  Caminhos da Semente , projeto alinhado com a meta de restauração de 12 milhões de hectares de florestas.

MapBiomas  (Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil) surgiu em 2015 com o objetivo de contribuir para o entendimento da dinâmica do uso do solo no Brasil e em outros países. É uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa de especialistas nos biomas brasileiros, formada por mais de 20 membros, entre ONGs, universidades e empresas de tecnologia. Mais recentemente, foi lançado o sistema de MapBiomas Alerta para validar e refinar mensalmente os alertas de desmatamento no Brasil com imagens de alta resolução. Nos próximos anos, a degradação, o registro e a regeneração serão monitorados e incluídos no sistema.

Já o  Caminhos da Semente  é promovido pelo Instituto Socioambiental (ISA), a Agroicone e o P4F (Partnerships for Forests) e visa a disseminar e alavancar a adoção da semeadura direta, que é uma técnica de baixo custo e alta eficácia, para a restauração florestal no Brasil.

Para participar do side events é necessário se inscrever na Semana do Clima da América Latina e Caribe pelo site, gratuitamente:  https://reg.unog.ch/event/29406/ .

Serviço

Dia: 22 de Agosto de 2019

Horário: 12:30 às 13:25

Local: Semana do Clima da América Latina e Caribe – Salvador Hall, Av. Luís Viana Filho – Trobogy, Salvador, BA – Sala: SDG 1

Sobre o Instituto Arapyaú

O Instituto Arapyaú foi criado em 2008, e é uma instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a fortalecer redes, organizações e projetos que atuam na linha de frente da promoção da sustentabilidade. Como forma de atuação, oferece apoio estratégico, financeiro e de articulação a iniciativas alinhadas aos seus princípios e programas prioritários:

  • Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia – atua com uma rede de parceiros em áreas centrais para a sustentabilidade, como desenvolvimento econômico, gestão pública, educação e empreendedorismo comunitário;
  • Cidades e Territórios – apoia iniciativas de incentivo à inovação na gestão pública e a participação dos cidadãos na transformação das cidades;
  • Mudanças Climáticas – apoia a iniciativas que contribuem para a redução das emissões de gases do efeito estufa relativas ao uso da terra e iniciativas para seu uso sustentável.

(#Envolverde)