As comemorações continuam no aniversário de 10 anos de criação do Parque Estadual Sítio Fundão (Pares) e quem ganha presente são visitantes pra lá de especiais. A unidade de conservação (UC) a lança nesta sexta-feira (25), a Trilha dos Sentidos, mais uma iniciativa na lista das 10 ações que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) vem promovendo para festejar a UC aniversariante.
O objetivo da nova trilha é possibilitar que pessoas com necessidades especiais (cadeirantes, deficientes visuais, surdos e mobilidade reduzida), também possam usufruir as benesses da natureza, bem como, possibilitar que o Parque possa trabalhar a inclusão dessas pessoas em ambientes naturais.
Segundo a gestora do Parque Sítio Fundão, Rose Feitosa, a Trilha dos Sentidos terá sua primeira etapa lançada nesta sexta-feira, por meio de um evento que acontece a partir das 8h e que contará com diversas atividades “para estimular as habilidades e mostrar que é possível pessoas com necessidades especiais realizem atividades em meio a natureza”.
O Sítio Fundão preparou algumas instalações diferenciadas como trilha com paletes de madeira, uma réplica do Rio Batateiras, percurso com cordas para cegos e plaquinhas do Ecomapss em braille. A ação também terá intérpretes de libras. “Aqui no Sítio Fundão, desafio existem, mas, dificuldades não”, encerra Rose.
Pensando nas limitações dos cadeirantes, a UC está em processo de negociação com a ONG Montanha para trazer para o Parque uma cadeira adaptada, chamada de “Julietti” e que poderá ajudar uma pessoa com mobilidade reduzida, realizar percursos em trilhas e montanhas.
O Parque Estadual do Sítio Fundão está localizado na cidade do Crato, a 567 Km de Fortaleza. Atende a finalidades ambientais e culturais de preservação de recursos naturais e históricos. Possui beleza exuberante, apresentando flora nativa representantes dos biomas Caatinga e Cerrado, corpos d’água de grande valor para a população local e uma fauna silvestre variada, em condições ideais de vida tranquila. Além disso, faz parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe. (#Envolverde)