ODS 3

5 hábitos para 2025 mais sustentável - e saudável 

5 hábitos para 2025 mais sustentável - e saudável 

Que tal usar o novo ano à vista para refletir e adotar novos hábitos que promovam não apenas o bem-estar, mas também a sustentabilidade em diversas áreas? O princípio de sustentabilidade pressupõe o uso de recursos no presente sem esgotá-los para o futuro, e tem como base três pilares: social, ambiental e financeira. Especialistas em psicologia, finanças, meio ambiente e tecnologia dão dicas de como harmonizar esses ingredientes para um novo ano mais equilibrado, harmonioso e saudável. 

Aqui estão cinco hábitos que você pode incorporar em 2025: 

Saúde mental

“Será que estamos prontos para mudanças? Mudar não é fácil. Se você se sentir minimamente confortável ou adaptado onde está, acaba abrindo mão de mudar por medo. Você muda alguma coisa quando o incômodo de estar onde você está é maior do que o medo da mudança. Aí você muda.  

Comece 2025 com novos hábitos, não tenha medo de mudar e esteja preparado para isso. Procurar um profissional da psicologia pode ser um caminho para te ajudar na direção de um novo ano e de uma mudança que você precisa e almeja.  

Além disso, o esforço que você deposita para fazer as coisas serem diferentes influência no resultado. Adeque o esforço que você está disposto a fazer ao seu objetivo. Ou você pode se esforçar na mesma medida, ou diminui o objetivo para não se frustrar. A vida não é sobre ganhar, é sobre não desistir.” Fernanda Landeiro, doutora em Saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em terapia cognitivo-comportamental 

Controle financeiro 

“Quem não anota, não controla; quem não controla, não gerencia. A maioria das pessoas sabe quanto ganham, mas não sabe quanto gastam. Esse processo de falta de controle do fluxo de dinheiro pode levar a compras impulsivas, endividamento, ausência de reserva de emergência, desperdício e, claro, descontrole financeiro.  

Comece 2025 anotando todos os seus gastos. 

Deixe de salvar o número do cartão de crédito em sites de compras ou apps. Estudos mostram que salvar os dados aumenta a impulsividade, pois o simples fato de precisar buscar o cartão na bolsa pode fazer a pessoa repensar e se desconectar da compra, evitando que ela fique parada no carrinho. Parece um hábito simples, mas isso é muito comum de acontecer. Faça uma revisão mensal da sua fatura de cartão de crédito. Esse hábito lhe permitirá visualizar seus gastos mensalmente e refletir sobre o uso do cartão. Alimentação e transportes via apps fazem o cartão ‘explodir’. Essa ‘limpeza’ mensal ajuda a cortar desperdícios e, claro, a refletir sobre seus hábitos financeiros.”  Daiane Gubert, head de assessoria de investimentos da Melver 

Desenvolvimento profissional  

“Para quem deseja começar o ano focando na carreira, investir em cursos gratuitos para formação profissional é uma excelente maneira de adquirir novas habilidades sem comprometer o orçamento.  Organizações como a Junior Achievement Brasil, por exemplo, disponibilizam diversos de cursos gratuitos sobre temas como educação financeira, empreendedorismo e inovação. Vale conferir também sites de universidades e outras instituições renomadas. Muitos desses programas oferecem certificação, que agregam valor ao currículo e ajudam a se destacar no mercado. 

Outra dica importante é organizar uma rotina de estudos. Separe um tempo específico na sua agenda para se dedicar aos cursos escolhidos e garanta um ambiente tranquilo para maximizar o aprendizado. Priorize cursos que desenvolvam tanto habilidades técnicas, necessárias para a sua área de atuação, quanto competências interpessoais, como liderança e inteligência emocional, cada vez mais requisitadas no mercado.” Alexandre Mutran, diretor-executivo da Junior Achievement Brasil 

Consumo consciente  

“O lixo plástico é um dos grandes vilões da natureza. O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, com 11 milhões de toneladas ao ano, sendo que menos de 2% é reciclado. E, descartado no meio ambiente, o plástico derivado de petróleo pode levar mais de 200 anos para se decompor, indo parar nos oceanos, dentro dos animais marinhos, e até na nossa corrente sanguínea.  

Uma forma prática de reduzir o consumo de plásticos é evitar itens descartáveis, como copos e talheres de plástico. Sempre que possível, opte por alternativas reutilizáveis ou compostáveis, que após o descarte adequado podem ser transformadas em adubo. Repensar o consumo de plásticos descartáveis é um passo importante para a preservação do meio ambiente e para a construção de um futuro mais sustentável.  

E mais: planeje suas compras! Além de evitar a aquisição de produtos que você não precisa, reduz o acúmulo de resíduos toda vez que tiver uma sacola reutilizável para as compras ou optar por produtos menos ‘empacotados’”. Gabriela Gugelmin, diretora de estratégia e sustentabilidade da ERT Bioplásticos  

Segurança digital 

“A virada de ano pode ser uma oportunidade para começar a lidar com dados, cartões e contas bancárias de forma mais segura. Na hora do descuido, o fruto do trabalho de um ano pode desaparecer por conta de um golpe. Aplicativos de banco, celulares e carteiras digitais estão desenvolvendo ferramentas de cibersegurança cada vez mais complexas, mas a eficácia depende também de cidadãos mais cuidadosos. 

Quanto à prevenção, não há limite. Algumas dicas são não clicar em links suspeitos, ativar notificações do celular para todas as transações realizadas, evitar usar Wi-Fi públicos, desconfiar de solicitações suspeitas, limitar transações diárias, tomar cuidado com QR Codes escaneados e reforçar camadas de autenticação de senha, quando não alterar as senhas de tempos em tempos. São práticas simples, mas esquecidas com frequência na correria diária. Você pode começar 2025 com novos hábitos e mantê-los sempre em dia para viver um ano sem dores de cabeça”. Victor Hayashi, professor do Inteli 

Envolverde