Encontro será em setembro, em Brasília, e reunirá especialistas de vários países.
Em setembro, Brasília será sede de três grandes eventos que irão proporcionar o debate sobre agroecologia, experiências, saberes, políticas públicas e outros em prol da construção de sociedades mais sustentáveis. Essas discussões acontecerão durante o VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, realizados simultaneamente no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 12 e 15 de setembro.
Com o tema central “Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”, pesquisadores, técnicos, agricultores, integrantes de movimentos sociais, povos tradicionais, estudantes e agentes do governo poderão reafirmar a importância dessa temática, a partir do reconhecimento da memória biocultural, dos saberes e da contribuição histórica dos povos latino-americanos para os sistemas agroalimentares mundiais.
Nos quatro dias de evento, os participantes terão a oportunidade de aprofundar e conhecer o que está sendo desenvolvido pelos atores do campo e da cidade, salienta a presidente dos congressos e pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Mariane Vidal. Além disso, esses eventos simultâneos também pretendem potencializar os processos participativos e de amplo diálogo entre sociedade civil, academia e poder público; fortalecer as redes e teias de agroecologia; dar visibilidade às experiências agroecológicas da América Latina e especialmente as do cerrado – berço das águas; fortalecer as relações campo-cidade; e contribuir para a construção do conhecimento de base agroecológica e para os avanços teóricos, práticos e políticos, destaca Mariane.
Além de intensa programação técnico-científica, haverá uma feira cultural da sociobiodiversidade com mostra de produtos e performances culturais, que propiciarão a comunidade em geral interagir com agricultores e agricultoras e demais participantes. Esse espaço está sendo construído de maneira a proporcionar vivências que permitam estreitar a relação entre produção e consumo.
Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino Americana de Agroecologia (SOCLA) e pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por instituições públicas, movimentos sociais e ONGs.
Trabalhos científicos e relatos de experiências
As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas até o dia 10 de abril. São oferecidas 03 modalidades de envio: trabalho científico, relato de experiência técnica e relato de experiência popular. Mais informações sobre o congresso de agroecologia e a submissão dos trabalhos podem ser consultadas no site http://agroecologia2017.com Acompanhe também as novidades no perfil agroecologia2017 no Facebook.