Nesta sexta-feira, 15 de novembro, feriado de Proclamação da República, servidores do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e da Estação Ecológica do Cercadinho, unidades de conservação gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), farão uma blitz educativa em uma das portarias do parque para conscientizar a população sobre atropelamentos de animais silvestres.
A iniciativa faz parte do Dia Nacional de Urubuzar, mobilização que acontece a nível nacional (veja informações abaixo). A blitz vai acontecer às 8h na portaria 3 do Parque do Rola-Moça, entrada pelo Bairro Jardim Canadá (Avenida Montreal, sem número, Bairro jardim Canadá). Além dos servidores das duas unidades de conservação, também vão participar brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda).
Fernando Vilaça, analista ambiental do IEF, estará à disposição da imprensa para quem se interessar em cobrir a pauta. O ideal é chegar o mais cedo possível, a partir das 8h, pois a mobilização vai acontecer apenas até o fim da distribuição do material educativo. Em caso de dúvidas, o telefone da assessora de comunicação do Sisema, Valquiria Lopes, é (31) 98884-7663.
Sobre o Dia Nacional de Urubuzar e o Sistema Urubu / U-Safe
A janela entre 15 e 17 de novembro de 2019 é um período de mobilização para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologias de Estradas, da Universidade Federal de Lavras (Ufla). A instituição escolheu essa data para celebrar o Dia Nacional de Urubuzar, iniciativa para forçar a conscientização da população brasileira sobre os atropelamentos de animais silvestres nas rodovias do país. Desde 2014, a Ufla mantém um aplicativo para celular chamado de Sistema Urubu, que serve para registrar a ocorrência de atropelamentos de animais e mapear as áreas de maior incidência desses acidentes no Brasil.
Em 2019, o aplicativo evoluiu e mudou para U-Safe, programa disponível para os dispositivos Android na Google Play que traz, além da possibilidade de notificação dos atropelamentos, uma nova funcionalidade. Nos próximos dias, os usuários poderão ter acesso a um dispositivo que trará para o motorista informações sobre os locais mais perigosos para os atropelamentos, aumentando a segurança de quem se desloca por áreas mais críticas. O Dia Nacional de Urubuzar é celebrado em um período de três dias para aproveitar o feriado da Proclamação da República, quando é maior o movimento nas estradas.
Sites que podem ajudar:
Sistema Urubu: https://sistemaurubu.com.br/
Dia Nacional de Urubuzar: https://sites.google.com/ecoestradas.org/dnu2019/inicial
Mais informações podem ser obtidas pelo professor Alex Bager, do Departamento de Biologia da Ufla, pelo telefone (35) 99251-5353.
Sobre a participação do Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG) na mobilização:
Além da blitz educativa no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, outras duas mobilizações também foram realizadas pelos servidores do IEF, que é vinculado ao Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Uma blitz foi realizada na MG-401, em Matias Cardoso, e outra na MG-479, em Serra das Araras, distrito de Chapada Gaúcha, ambas no Norte de Minas. Esses dois locais são áreas de abrangência das seguintes unidades de conservação: Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, Parque Estadual Verde Grande, APA do Lajedão, Reserva Biológica do Jaíba, Parque Estadual Serra das Araras e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari.
#Envolverde