Dia do Meio Ambiente

Brasil quer entrar para a agenda global da Economia Azul ao sediar evento inédito: o Global Ocean Day nesta semana

Brasil quer entrar para a agenda global da Economia Azul ao sediar evento inédito: o Global Ocean Day nesta semana

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) prepara-se para sediar pela primeira vez o Global Ocean Day. O evento, inédito no Brasil, acontecerá juntamente com o Oceans20 Dialogues 2024,  nos dias 7 e 8 de junho, no Museu do Amanhã. A ocasião reunirá as principais lideranças, empresas, investidores, startups e especialistas do Brasil e do mundo em Economia Azul,  também conhecida como Economia do Mar.

O evento acontece na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (celebrado em 5 de junho) e no Dia Mundial dos Oceanos (dia 8 junho) e será transmitido de forma online para 20 países. 

Entre seus objetivos está posicionar o Brasil como referência em Economia Azul, alcançado as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da ONU, metas da Década dos Oceanos, do G20 e dos Oceans20, promovendo e incentivando a inovação, tecnologias, empreendedorismo, sustentabilidade, defesa e competitividade do setor Azul no país. Além de divulgar as ações prioritárias da Economia Azul das cias, seus parceiros e ecossistema brasileiro de economia azul, integrando o Brasil aos hubs de oceanos globais e conectando as lideranças do setor.

“No ano em que o Rio sedia o G20, chegou a hora de colocar o Brasil na agenda global de Economia do Mar (Economia Azul), desde mudanças climáticas extremas, a despoluição e proteção dos nossos recursos naturais nas águas, a geração de novos empregos e renda, as fontes de energia renováveis, descarbonização até inovações e novas tecnologias aplicadas a setores como portos, navegação, logística, comércio exterior, saneamento, saúde, educação, esportes e turismo. O Rio e o Brasil tem como gerar um mar de oportunidades!”, 

Lindalia Junqueira CEO – Ions Innovation, responsável pelo evento.

Um dos momentos mais aguardados será a assinatura do Acordo de Cooperação com o Fórum Oceano, principal Cluster do mar global. “O acordo de cooperação do Estado do Rio de Janeiro com o Fórum Oceano de Portugal representará um marco importante para o nosso país em prol da defesa dos oceanos, reafirmando o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e fortalecendo ainda mais nossos laços internacionais para a aceleração do ecossistema de economia azul do Rio de Janeiro”, afirma Ana Asti, subsecretaria de Recursos Hídricos e Sustentabilidade · Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do governo do Rio de Janeiro.

Outro momento marcante será a presença de Gunter Pauli, economista considerado o “pai do blue economy”, um dos gurus do pensamento moderno ligado à inovação, a quem alguém apelidou de Steve Jobs da sustentabilidade. Cidadão belga, natural de Antuérpia, fundador da organização Zero Emissions Research and Initiatives. Após sua apresentação, Pauli lançará seu novo livro “Revigorating Rio”, escrito após um workshop realizado no Rio em janeiro de 2024, junto a SEAS Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do RJ e com diferentes atores do ecossistema.  

O evento ainda contará com o desafio “Eu Nado pelos Oceanos” no qual a nadadora Lady Merle Liivand, recordista mundial que irá se aventurar entre os dias 7 e 8 de junho, nadando na baía de Guanabara, da Praia Vermelha ao Posto 5. O  Instituto Limpa Brasil também marcará presença durante o evento e com a ajuda de voluntários irá limpar a praia local.

Entre as autoridades aguardadas para o segundo dia do evento estão o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra do Planejamento Simone Tebet, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, o ministro de Energia Alexandre Silveira, o comandante da Marinha do Brasil, almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, o governador do Estado do Rio, Claudio Castro, o secretário do SEAS, Bernardo Rossi, o secretário interino de Estado de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, o presidente do BNDES  Aloizio Mercadante, o prefeito do Rio Eduardo Paes; o governador do Amapá, Clécio Luis Vilhena Vieira, o ministro da Economia de Portugal Sr. Pedro Reis, o presidente do Fórum Oceano, Carlos Costa Pina, o presidente do Conselho Sebrae,  Robson Carneiro, entre outros. 

Envolverde