Em mais um ano de atividades, o Projeto Carnaúba Sustentável, através dos Diálogos da Carnaúba, traz à tona os conhecimentos e práticas de qualificação e melhoramento da cadeia produtiva da cera de carnaúba no Estado do Ceará. O primeiro dos três encontros da segunda fase dos Diálogos ocorrerá no próximo dia 25 de maio, no SESI de Sobral-CE. O evento contará com a presença de diversos atores: trabalhadores do extrativismo, produtores, sindicalistas, empresários, autoridades do poder público e do terceiro setor afim de aprofundar um diálogo para um melhor funcionamento do setor.
Na ocasião, acontecerão três oficinas: A primeira será apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, apresentando a tecnologia sustentável do Secador Solar, tecnologia que agrega qualidade superior e aumento de produção da cera e pó cerífero, o que beneficia os produtores. Depois a COETRAE (Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo) ministrará uma oficina com o tema “Formalização das relações de trabalho no campo, condições de trabalho digno e aposentadoria rural”, onde busca levar ao público um maior entendimento sobre o processo de contratação de turmas de trabalho nos carnaubais e pela FAEC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará) acontecerá a oficina de “Saúde e segurança do trabalho no extrativismo da carnaúba”, que discutirão sobre os materiais de segurança indispensáveis ao trabalhador da carnaúba.
No âmbito da educação ambiental e contemplando o contexto geral da cadeia produtiva da carnaúba, o projeto Carnaúba Sustentável iniciado em 2016, promove uma série de debates importantes com os diversos setores interessados, com a finalidade de traçar ações prioritárias para a qualificação sustentável da produção no Estado do Ceará.
De acordo com Daniel Fernandes, Coordenador Geral da Associação Caatinga “na primeira fase do projeto foi traçado um Plano de Ação alicerçado e em fase de validação sobre os principais gargalos da cadeia produtiva onde foram organizados a partir dos depoimentos dos participantes durante os quatro encontros ocorridos respectivamente, em Morrinhos, Jaguaruana, Granja e Aracati”. A partir desses depoimentos colhidos, as demandas foram organizadas em eixos temáticos e os membros da Câmara Setorial da Carnaúba do Ceará se reuniram para validar as linhas de ação prioritárias e para definir os prazos e assumir os compromissos em relação às metas estabelecidas.
Na segunda fase, serão três encontros ao longo do ano e ocorrerão nas cidades de Sobral, Russas e Granja, com uma estimativa de público de 200 pessoas por evento, abrangendo em torno de 10 municípios de cada região.
A cera de carnaúba é considerada um produto nobre, tendo os mercados internos e externos garantidos, principalmente pela exigência cada vez maior por produtos naturais e ecologicamente corretos. Além da infinidade de aplicações, a extração da cera não causa danos ao meio ambiente, pois as folhas retiradas na colheita são repostas no ano seguinte pelo próprio ciclo natural da carnaúba, atendendo também a exigência de alguns mercados por produtos de qualidade e base natural. (#Envolverde)