Relatório de Clima Emocional da agência LatAm Intersect PR, espécie de termômetro que mede as emoções na web e na mídia, captou esse ‘’raio-x”, entre os dias 1 e 6 de dezembro
Em um cenário marcado pela latente urgência em lidar com as mudanças climáticas, a Conferência das Partes (COP 28) que é realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 30 de Novembro e 12 de Dezembro, traz um embate muito importante entre os esforços para preservar o meio ambiente, e os diversos interesses de setores notórios por sua ostensiva emissão de carbono, como as indústrias de petróleo e gás, além de uma parte significativa da indústria agropecuária
Assim, a agência de Relações Públicas LatAm Intersect PR aplicou seu ECR (ou Relatório de Clima Emocional, em Português), uma espécie de raio-x das emoções que permeiam um determinado tema na mídia e nas conversas públicas da web, em torno do termo ‘’meio ambiente’’ entre sexta-feira, 1, e quarta-feira, 6 de dezembro. Deste modo, foi possível fornecer uma leitura objetiva das emoções do país em relação à Conferência do Clima e seus desdobramentos. O relatório revela que a expectativa é a emoção que mais domina as conversas (públicas) na web e o noticiário em geral.
O medo é a segunda emoção dominante em ambas as fontes (web e mídia), já que as últimas notícias em torno do futuro do planeta não são as mais animadoras: as emissões de carbono bateram recorde em 2022 – e, em 2023, seguem pelo mesmo caminho. Esta constatação veio em nova publicação na Earth System Science Data, apresentada na COP28, na qual pesquisadores alertaram que, com base no nível atual de emissões de gases de efeito estufa, há 50% de probabilidade de que o aquecimento global exceda 1,5 ºC dos níveis pré-industriais, de forma consistente, em cerca de sete anos.
Os dados em torno do clima emocional na web e na mídia foram gerados pelo parceiro estratégico da agência LatAm Intersect PR, a Delta Analytics BV, cujas plataformas acompanharam todas as conversas sobre o assunto no Brasil na última semana.
“É fascinante ver como nosso ECR capturou a semelhança entre o ciclo de notícias e as conversas on-line sobre esse tema de extrema urgência”, comenta Roger Darashah, codiretor da Latam Intersect PR. “Podemos notar como a mídia e as conversas na web refletem sentimentos de expectativa e medo, traduzindo a apreensão geral dos brasileiros e dos formadores de opinião em torno do meio ambiente e desse evento, decisivo para o futuro do planeta.”
Darashah acrescenta: “Ainda vemos um pouco de felicidade nas conversas públicas na web e na média semanal de notícias. Isso pode ser o reflexo de uma certa esperança de que o encontro de grandes líderes gere ações positivas para a natureza, freando o aquecimento global.”
Sobre Delta Analytics BV (DA BV) e Relatórios de Clima Emocional (ECR)
A Delta Analytics BV é especializada em otimização de empatia baseada em dados. A equipe de investigadores da DA BV trabalha na compreensão e aplicação do princípio da empatia – ver o mundo como os outros o veem (independentemente de concordar ou, mesmo, compreendê-los). Este trabalho envolve fonte de informações, pesquisa não condicional, bem como medição e comparação de fatores humanísticos como emoções associadas a diferentes questões, sem realmente influenciá-las.
Sobre LatAm Intersect PR
A LatAm Intersect PR é uma empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumo para clientes em toda a região da América Latina.’’Intersect’ refere-se ao nosso princípio central: num mundo de big data e automação, a capacidade de se conectar com as pessoas nos seus termos, de informá-las e persuadi-las de um ponto de vista específico através de relacionamentos, evidências e discussões é mais importante para as empresas do que nunca. Ajudamos os clientes a alavancar suas interseções com públicos que vão desde clientes e funcionários até parceiros de negócios e investidores em toda a região.
(Envolverde)