ODS 13

G20: Brasil, ONU e UNESCO lançam Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima

G20: Brasil, ONU e UNESCO lançam Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima

O governo brasileiro, as Nações Unidas e a UNESCO lançam uma iniciativa conjunta na terça-feira a fim de fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação que contribui para o atraso e a inviabilização de ações climáticas.
A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima é uma intervenção importante para impulsionar o apoio a ações climáticas urgentes em um momento em que os cientistas alertam que o tempo do mundo está se esgotando.

A ONU e a UNESCO tornaram-se parcerias importantes do governo brasileiro neste desafio. Outros países e organizações internacionais comprometidos com as metas climáticas e o compromisso com a integridade da informação estão sendo convidados a participar. Até agora, Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e Suécia já confirmaram participação.

Uma conferência de imprensa para o lançamento da Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima acontecerá no dia 19 de novembro, às 13h30 (Horário de Brasília), na Briefing Room 1 (área da Cúpula do G20), com a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay; a Subsecretária-Geral de Comunicações Globais da ONU, Melissa Fleming; e o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência Brasileira, Paulo Pimenta, além de outros representantes do governo brasileiro. A Secretária-Geral do Governo do Chile, Camila Vallejo, e a Embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen, representarão seus países, que aderiram à Iniciativa. Philip Howard, presidente do Painel Internacional sobre o Ambiente Informacional, e Camille Grenier, Diretora Executiva do Fórum sobre Informação e Democracia, também estarão presentes.

Envolverde