ODS 12

Como a moda sustentável pode contribuir com a mudança de comportamento ambiental e de consumo?

Como a moda sustentável pode contribuir com a mudança de comportamento ambiental e de consumo?

Considerado um dos setores mais poluentes do planeta, a indústria têxtil tem o desafio de lidar com a destinação correta de resíduos sólidos e economizar o uso de recursos naturais. A informação é validada por vários estudos globais e um deles foi divulgado pela Global Fashion Agenda, entidade que defende o crescimento da moda sustentável.

Um dos levantamentos da organização revelou que o setor têxtil descarta anualmente, cerca de 92 milhões de toneladas de resíduos. Além disso, apresentou uma projeção de um cálculo médio, no qual o volume apresentado pode chegar a 140 milhões de toneladas até 2030.

Com essa perspectiva, o conceito de moda sustentável foi desenvolvido com o objetivo de produzir peças de vestuário que reduzam os impactos negativos no meio ambiente. Em outras palavras, o modelo produtivo é centrado na criação de roupas feitas a partir de processos ecologicamente corretos.

Para que isso seja possível são pesquisados componentes, produzidos a partir de fibras recicladas ou naturais. Vale acrescentar que alguns tecidos são cultivados organicamente (sem insumos químicos), ou ainda, consumindo menor quantidade de água e eletricidade.

Qual o papel da moda sustentável na mudança de hábitos da população?

Na avaliação de Kledir Henrique Salgado, professor da graduação de Tecnologia em Design de Moda do Senac EAD, o setor de moda sustentável precisa defender a diminuição dos impactos ambientais causados a partir do sistema produtivo. “Podemos dizer que é um movimento consciente, concebido a partir de uma abordagem que leva em consideração, o impacto ambiental, social e econômico, empregados na fabricação de produtos e serviços de moda”.

É importante destacar que os consumidores ocupam uma posição de destaque no crescimento do setor, já que precisam ser esclarecidos sobre a relevância na mudança de comportamento e hábitos de consumo. Isso implica em deixar de comprar roupas de empresas que não dão prioridade às necessidades do planeta e dos trabalhadores.

Kledir reforça outras práticas relevantes para promover a sustentabilidade no setor de moda. “A economia circular é uma forma de reformar ou customizar roupas usadas, ao invés de comprar mais peças”. A adesão dos consumidores foi tanta que grandes marcas de moda adotaram o conceito e outras, estão revendo as cadeias de abastecimento. 

Envolverde