Ambiente

Coral Vivo aproxima crianças da ciência sobre a vida marinha

por  –

A programação de férias “Descobrindo a Vida Marinha com o Coral Vivo – Ciência para Crianças” será realizada gratuitamente em Arraial d’Ajuda (BA), neste domingo (3), das 8h às 11h, na Praia do Araçaípe, em frente à Pousada Canto d’Alvorada.

As crianças e suas famílias serão recebidas pela equipe do Coral Vivo para a realização de diversas atividades. Serão proporcionados quatro momentos. O primeiro deles irá induzir o relaxamento, despertando sentidos e conexão com a natureza. Em seguida, eles terão contato com diferentes organismos marinhos, conhecendo curiosidades sobre eles. Alguns animais serão levados pela equipe, e outros serão coletados com a ajuda do público.

“Durante a experiência educativa, será reforçado que todo organismo, vivo ou morto, sempre deve ser mantido na praia, mesmo que sejam conchas ou restos de corais encontrados na areia”, destaca a bióloga Thais Melo, coordenadora regional de Comunicação e Sensibilização do Coral Vivo, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e tem o copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

Com a peneira, o grupo irá buscar os organismos da areia para observar depois com a lupa. “Certamente, serão encontrados também microplásticos e iremos informar para as crianças o problema deles para o equilíbrio do meio ambiente”, explica Thais.

Serão demonstrados os diferentes tipos de mergulho que os pesquisadores do Projeto Coral Vivo fazem para as pesquisas científicas no mar, e o público poderá experimentar equipamentos. Por fim, será realizada uma roda de conversa entre os participantes e a equipe do Coral Vivo sobre a experiência.

Os participantes terão contato com diferentes organismos marinho e conhecerão curiosidades.

Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil.

Concebido no Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), hoje é realizado por doze universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que é o coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Esse documento de pactuação está sendo realizado com a coordenação geral do Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul)Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além disso, o Coral Vivo integra a Rede Biomar, junto com os projetos AlbatrozBaleia JubarteGolfinho Rotador e Tamar. Todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da Biodiversidade Marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

Mais informações: www.coralvivo.org.br

(#Envolverde)