Ambiente

Europa está sob forte onda de frio e com várias vitimas

Uma grande onda de frio está congelando a Europa e causando inúmeras vítimas. Diversos países estão sob grossa camada de gelo. O número de vitimas fatais ainda pode crescer, pois esse resfriamento da atmosfera durará mais alguns dias.

Cinco pessoas morreram durante a madrugada de hoje (28) na Polônia em decorrência do frio, com temperaturas inferiores a 20 graus abaixo de zero em algumas regiões do país, segundo informaram fontes da polícia.

Já são 58 os mortos por frio desde novembro do ano passado, na sua maioria pessoas alcoolizadas e mendigos surpreendidos pelas nevascas em refúgios improvisados.

Desde sexta-feira passada, a Polônia sofre uma onda de frio glacial que se espera que continue durante os próximos dias.

A polícia pediu à população que preste socorro às pessoas desabrigadas para evitar mais mortos, e avise imediatamente as autoridades para que sejam transferidas para refúgios. As informações são da agência de notícias EFE.

Na Eslovênia, onde a temperatura chegou a -27°C, um homem morreu perto da cidade de Maribor após sair de casa para pegar lenha. Na Sérvia, um idoso que sofria de demência foi achado congelado dois dias depois de desaparecer de sua casa. Ocorreram mortes na Dinamarca e na Holanda. Na Croácia também houve mortes.

No Reino Unido, estradas foram fechadas e trens ficaram parados devido à neve e gelo. Em partes do país, a temperatura chegou a -12°C; partes da Escócia chegaram a ter 40 cm de neve. Na Irlanda, nevou até 10 cm. A França está sob estado de alerta máximo devido as nevascas. Fontes: AgBR, EFE, ONUBr (#Envolverde)