INCAB – Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, projeto do IPÊ, leva ao público informações científicas em formato diferente
Rita, Justine, Benjamin, Caio, Duda, Ariel, Wie e Felippe são os personagens principais de uma nova e empolgante web-novela. Até aí, tudo bem, se eles não fossem na verdade, antas! Inspirados pelo sucesso da nova versão da novela Pantanal, da TV Globo, pesquisadores da INCAB-IPÊ – Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, resolveram dar destaque a uma das mais importantes espécies pantaneiras, a anta-brasileira (Tapirus terrestris), por meio de uma fotonovela via redes sociais: pANTAnal: UMA SAGA ANTOLÓGICA
A INCAB, desde 2008, concentra parte de seus esforços de pesquisa no bioma Pantanal, na região da Nhecolândia, Mato Grosso do Sul. A equipe monitora a vida das antas-brasileiras por meio de colares de monitoramento via satélite, armadilhas fotográficas e avaliações de saúde e genética. Assim, grandes quantidades de dados são obtidas sobre a movimentação desses animais em seu habitat, seu comportamento, hábitos alimentares e reprodutivos, relações de parentesco entre indivíduos e muito mais.
O monitoramento dos diferentes indivíduos, em constate interação e enfrentando diferentes desafios em sua luta pela sobrevivência, é um roteiro pronto que os pesquisadores da INCAB-IPÊ resolveram relatar de forma mais dramatizada através de textos e fotos. Assim, a trama se desenrola recheada de encontros e desencontros, amores e desamores, acontecimentos inesperados e grandes reviravoltas vividas por esses incríveis animais em um cenário paradisíaco!
“A nova versão da famosa novela Pantanal na TV Globo tem chamado muito a atenção com imagens lindíssimas e informações extremamente relevantes sobre o bioma e suas problemáticas. Agora, com nossa novela pANTAnal: UMA SAGA ANTOLÓGICA a ideia é aprofundar no universo desses animais e passar para o público informações relevantes bem como curiosidades sobre as interações entre as antas em suas famílias, e porque não dizer, suas questões da vida na natureza, de forma leve e bem-humorada, traduzindo um pouco do que fazemos e descobrimos no campo”, diz Felipe Moreli Fantacini, biólogo da INCAB-IPÊ e principal roteirista da novela.
Os capítulos são todos baseados em fatos, pautados em mais de 25 anos de pesquisas científicas sobre a espécie em quatro biomas brasileiros (Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado e Amazônia). A INCAB-IPÊ mantém o maior banco de dados sobre a anta no mundo e é referência em pesquisas científicas no Brasil e outros países, além de já ter sido reconhecida por inúmeras premiações nacionais e internacionais.
Os resultados das pesquisas são utilizados nos esforços para a conservação dessa espécie, que por ser uma grande dispersora de sementes, tem papel fundamental para manter o equilíbrio e a biodiversidade dos ecossistemas e por isso é conhecida como “jardineira das florestas”.
A comunicação desses resultados também é importante para desmistificar o estigma relacionado ao nome da espécie, que contrariamente ao que é falado popularmente, é na verdade bastante inteligente. Não à toa, o projeto já lançou a hashtag #antaéelogio nas redes, chamando atenção para o fato. “Existe um enorme desconhecimento sobre esta espécie ameaçada de extinção. Estamos constantemente em busca de formas de popularizar nossos resultados científicos sobre as antas de forma que o público conheça mais sobre a causa da conservação deste animal incrível”, afirma Patrícia Medici, coordenadora da INCAB-IPÊ.
PANTAnal: UMA SAGA ANTOLÓGICA conta com apoio do talentoso ilustrador Ronald Rosa e é publicada nas mídias sociais da INCAB-IPÊ e do IPÊ:
https://www.facebook.com/ipe.
https://www.instagram.com/
https://www.instagram.com/
#Envolverde