Ambiente

Instituto Arapyaú e Agroicone promovem discussão sobre o uso sustentável da terra na Semana do Clima em Salvador (BA)

Debate faz parte da programação do side events do dia 22 de agosto, das 12h30 às 13h25

Serão apresentados os cases do MapBiomas e o Caminhos da Semente, projetos que contribuem para o cumprimento de duas metas das NDCs

A Semana do Clima da América Latina e Caribe, que ocorre em Salvador (BA) de 19 a 23 de agosto, contará com uma programação paralela intensa e repleta de debates. Entre eles, está o side events promovido em parceria pelo Instituto Arapyaú e a Agroicone, com apoio da Partnership for Forests, que dará enfoque à importante discussão sobre o uso responsável e sustentável da terra. O debate será no dia 22 de agosto de 2019 (quinta-feira), das 12h30 às 13h25.

O tema do uso da terra é de extrema relevância frente ao desafio do Brasil de reduzir os gases de efeito estufa em 43% até 2030, quando comparado ao nível de emissão em 2005.  Atualmente, o Brasil é o sexto maior emissor de gases de efeito estufa do planeta e grande parte (70%) vem do uso da terra e suas mudanças, principalmente pelo desmatamento ilegal. Diante desse panorama, o Instituto Arapyaú – instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a fortalecer redes, organizações e projetos que contribuem para um Brasil mais sustentável – tem entre seus programas prioritários o de “Mudanças Climáticas”, que olha para o uso da terra, com foco em conciliar o desenvolvimento econômico e conservação ambiental para combater o desmatamento.

No side events, serão apresentados dois projetos inovadores e formados em rede, que estão em sintonia para o cumprimento das metas brasileiras das NDCs (Contribuição Nacionalmente Determinada): o MapBiomas e MapBiomas Alerta, que contribuem com a meta de desmatamento ilegal zero, e o Caminhos da Semente, projeto alinhado com a meta de restauração de 12 milhões de hectares de florestas.

MapBiomas (Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil) surgiu em 2015 com o objetivo de contribuir para o entendimento da dinâmica do uso do solo no Brasil e em outros países. É uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa de especialistas nos biomas brasileiros, formada por mais de 20 membros, entre ONGs, universidades e empresas de tecnologia. Mais recentemente, foi lançado o sistema de MapBiomas Alerta para validar e refinar mensalmente os alertas de desmatamento no Brasil com imagens de alta resolução. Nos próximos anos, a degradação, o registro e a regeneração serão monitorados e incluídos no sistema.

Já o Caminhos da Semente é promovido pelo Instituto Socioambiental (ISA), a Agroicone e o P4F (Partnerships for Forests) e visa a disseminar e alavancar a adoção da semeadura direta, que é uma técnica de baixo custo e alta eficácia, para a restauração florestal no Brasil.

Para participar do side events é necessário se inscrever na Semana do Clima da América Latina e Caribe pelo site, gratuitamente: https://reg.unog.ch/event/29406/.

Serviço

Dia: 22 de Agosto de 2019

Horário: 12:30 às 13:25

Local: Semana do Clima da América Latina e Caribe – Salvador Hall, Av. Luís Viana Filho – Trobogy, Salvador, BA – Sala: SDG 1

Sobre o Instituto Arapyaú

O Instituto Arapyaú foi criado em 2008, e é uma instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a fortalecer redes, organizações e projetos que atuam na linha de frente da promoção da sustentabilidade. Como forma de atuação, oferece apoio estratégico, financeiro e de articulação a iniciativas alinhadas aos seus princípios e programas prioritários:

  • Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia – atua com uma rede de parceiros em áreas centrais para a sustentabilidade, como desenvolvimento econômico, gestão pública, educação e empreendedorismo comunitário;
  • Cidades e Territórios – apoia iniciativas de incentivo à inovação na gestão pública e a participação dos cidadãos na transformação das cidades;
  • Mudanças Climáticas – apoia a iniciativas que contribuem para a redução das emissões de gases do efeito estufa relativas ao uso da terra e iniciativas para seu uso sustentável.

(#Envolverde)