A IUCN apelou aos governos para canalizar investimentos para a natureza e soluções baseadas na natureza como parte de seus pacotes de recuperação econômica para enfrentar a pandemia em curso
Os impactos da pandemia exacerbaram a pobreza e os desafios ambientais, de acordo com os Estados Membros da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) que participaram de dois eventos virtuais separados patrocinados pela IUCN em 3 de março.
Para garantir que os pacotes de estímulo do governo em resposta à pandemia sejam robustos e adequados para o propósito a longo prazo, a iniciativa de recuperação baseada na natureza da IUCN visa garantir que pelo menos 10% dos investimentos globais em pacotes de estímulo sejam canalizados para a natureza, com base na natureza soluções e intervenções que agregam valor à natureza.
“Devemos reconstruir melhor e mais verde”, disse o Diretor-Geral da IUCN, Dr. Bruno Oberle . “As decisões que serão tomadas agora, sobre como o mundo se recuperará da pandemia, impactarão nosso futuro nas próximas décadas. Os investimentos de recuperação podem abordar simultaneamente a crise COVID-19 – melhorando a saúde pública, a segurança do emprego e a estabilidade fiscal, e também aumentar a sustentabilidade ambiental ao investir na natureza e em soluções baseadas na natureza em escala. ”
“Devemos fazer tudo ao nosso alcance para mudar nossas sociedades, economias, padrões de produção e consumo para um modelo de desenvolvimento que não apenas invista, mas também integre a natureza em sua essência, garantindo assim um futuro sustentável para todos”, acrescentou o Dr. Oberle.
De acordo com a IUCN, isso é particularmente importante para economias em desenvolvimento e emergentes, como Índia e Indonésia, onde até um terço de seu PIB vem de setores dependentes da natureza, como agricultura, silvicultura e pesca.
Como parte da nova iniciativa, a IUCN analisará uma série de medidas para estimular a atividade econômica, conservar a natureza e promover o desenvolvimento sustentável. O objetivo é ajudar os tomadores de decisão em todo o mundo a adotar políticas e medidas “positivas para a natureza” guiadas por ferramentas como o Padrão Global da IUCN para Soluções Baseadas na Natureza.
Muitos países estão respondendo à pandemia global alocando trilhões de dólares em pacotes de estímulo fiscal para desenvolver programas de recuperação econômica de longo prazo. Membros da IUCN da China, Costa Rica, Egito, Peru, Rússia, Senegal e África do Sul, bem como a Comissão Europeia representada por Portugal, participaram dos diálogos de alto nível. Eles destacaram por que investir na natureza é fundamental para que os países consigam construir uma maior resiliência econômica e ambiental.
“A recuperação econômica tem que ser verde e azul, e as soluções baseadas na natureza nos dão a oportunidade de sermos sustentáveis e com investimentos de longo prazo”, disse a Ministra do Meio Ambiente e Energia da Costa Rica, Sra. Andrea Meza Murillo.
Para obter mais informações, visite as páginas da Web de Soluções baseadas na natureza da IUCN aqui .
Assista às gravações dos eventos virtuais no canal da IUCN no Youtube.
(#Envolverde)