Ambiente

Livro propõe combater o abandono de animais com informação e educação

Indicado para todos os que amam e combatem os maus-tratos envolvendo qualquer animal, “20 razões para não abandonar um amigo animal” será lançado no próximo dia 15, na Livraria da Vila do Shopping Center Norte, em São Paulo

Desde 1998, o abandono de animais no Brasil é crime, de acordo com a Lei 9.605/98. Mesmo assim, o número de animais abandonados só aumenta. No caso de cães e gatos abandonados, estima-se que sejam 185 mil no país, de acordo com levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), realizado em 2022. Algumas razões citadas para isso, segundo pesquisa publicada na Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, são problemas de comportamento e a diferença entre a expectativa e a realidade dos cuidados com animais.

Diante dessa realidade, a ativista Cristina Cabral e a historiadora Maria Helena Querido resolveram reunir uma série de informações e argumentos no livro “20 razões para não abandonar um amigo animal” (48 páginas, Cabral&Querido Editora), justamente para conscientizar crianças, jovens e até adultos para a realidade de sofrimento que o abandono impõe aos animais.

Com linguagem simples, direta e objetiva, além de muitas ilustrações de animais de várias espécies, o livro cita os principais motivos para jamais abandonar um animalzinho, como o fato de serem sencientes (sentem dor, fome, sede, frio, medo, como qualquer ser humano), serem companheiros e porque a convivência com eles ensina as pessoas a serem seres humanos melhores, por exemplo.

Indicado para crianças, jovens e adultos, o livro tem o objetivo de mostrar justamente a importância e o respeito que os animais merecem, como explica Cristina Cabral. “Temos o compromisso moral de iluminar as mentes das novas gerações e dos adultos, expandindo consciências. Precisamos ser a voz dos animais não-humanos, que merecem o respeito e têm direito à  vida, aos cuidados, ao amor e à liberdade, como nós, os animais humanos”, completa Cristina Cabral.

Segundo Maria Helena Querido, a ideia do livro surgiu depois de acompanhar de perto as ações de resgate e cuidados que a ativista Cristina Cabral dispensava aos animais abandonados e maltratados. Como educadora, ela acredita que, por meio da educação, é possível construir uma nova consciência do ser humano com relação aos outros animais.

“Ainda temos uma carência muito grande de publicações que reflitam sobre as relações que estabelecemos com os demais seres vivos. Em especial, publicações que reconheçam que cada ser, seja de que espécie for, tem o direito de ter a vida defendida e protegida. É preciso estimular o surgimento de uma geração que seja protagonista de uma nova relação entre os humanos e os demais animais.”

Sobre as autoras – Cristina Cabral, além de ativista, é pedagoga, veterinária, bióloga e mestre em Educação. Ela atua na causa animal desde 1990, em programas de formação de professores, mutirões de castração e na produção de materiais educativos para crianças e jovens. Atualmente, dirige o Santuário Francisco da Mantiqueira, em Minas Gerais.

Já Maria Helena Querido é historiadora, pedagoga e mestre em Educação. Tem extensa experiência na formação de professoras e atualmente tem usado essa competência para produzir materiais com a finalidade de divulgar os direitos dos animais. Ela e Cristina são autoras do projeto Respeitar para Proteger, que já lançou três livros infantis (Amigo não abandona outro amigo; Cuidar de alguém me deixa feliz e Os animais sentem tudo o que você sente).

O livro “20 razões para não abandonar um amigo animal” será lançado em São Paulo no próximo dia 15, a partir das 18 horas, na Livraria da Vila do Shopping Center Norte. Cada exemplar custa R$49,90 e parte da verba arrecadada com as vendas será destinada à manutenção dos animais do Santuário Francisco da Mantiqueira.

(Envolverde)