Por Redação da Envolverde –

São Paulo, 8 de fevereiro de 2017 – O Cartoon Network e seus parceiros da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançam a nova fase da campanha destinada a educar crianças na América Latina e no Caribe a evitar a propagação do vírus Zika, que continua a afetar as populações mais vulneráveis da região.

“Queridos amigos. Graças a sua coragem, a fase Missão Zika 1 foi concluída. Mas a luta aumenta novamente quando chove. Você deve localizar e remover todos os criadouros do mosquito em sua casa e na escola…”. Com essas palavras, o Cartoon Network América Latina começa a segunda fase da “Missão Zika”, uma campanha educativa que mistura live action e animação em anúncios de serviço público para orientar as crianças no combate aos criadouros do mosquito. Os vídeos são divulgados em Espanhol, Português e Inglês.

A nova campanha é fruto da colaboração entre a marca de entretenimento infantil, líder na região, e duas das principais agências das Nações Unidas: a OPAS, que trabalha para melhorar a saúde em todos os países nas Américas, e o UNICEF, que protege crianças em todo o mundo. A campanha foi lançada em maio de 2016 para aumentar a conscientização sobre o vírus, que continua a ameaçar particularmente as mulheres grávidas e seus bebês.

A chamada explica para as crianças, nossos jovens super-heróis, que elas podem baixar as instruções da missão. “…Você deve localizar e remover todos os criadouros do mosquito, como pneus velhos, vasilhas de água para animais de estimação e até mesmo tampas de garrafas. Também é preciso encher vasos de plantas com areia, colocar telas nas janelas e portas e usar repelente de insetos. Protejam-se! Precisamos impedir essas criaturas perigosas de se multiplicar. Nosso destino está em suas mãos!”

Segundo Carissa F. Etienne, diretora da OPAS, o vírus Zika e outras doenças transmitidas por mosquitos continuam a ser uma ameaça em muitas comunidades. “Estamos felizes por trabalhar com o Cartoon Network América Latina e o UNICEF para engajar o público, especialmente os jovens, a evitar a propagação da infecção nas Américas”, disse ela. “A nossa ferramenta mais importante para combater Zika, dengue e chikungunya, é o controle aos mosquitos Aedes, que vivem próximos às casas das pessoas. Quando as crianças conhecem os fatos a partir desta campanha transmitida no Cartoon Network, elas podem ajudar a prevenir doenças e salvar vidas reduzindo o número de mosquitos”.

“Por meio do Movimento Cartoon, estamos comprometidos com a saúde e o bem-estar da nossa audiência. O enorme alcance do Cartoon Network em toda a América Latina é uma ferramenta fantástica para continuar a ajudar a combater o Zika na região”, afirma Barry Koch, vice-presidente sênior e gerente geral do Cartoon Network, Boomerang e Tooncast na América Latina. “Contamos com as crianças para compartilhar a mensagem e ajudar a modificar hábitos nos lugares onde vivem e brincam”, finalizou o executivo.

Nunca antes na América Latina uma infecção transmitida por um mosquito resultou em problemas de saúde neurológicos tão desastrosos e com consequências de tão longo prazo para as crianças e suas famílias. Por essa razão, a prevenção do Zika vírus é de enorme importância. “Crianças são os vetores para promover atividades de prevenção em casa, nas escolas e nas comunidades. Essa campanha vai assegurar que crianças e suas famílias tenham mais informação sobre os meios de transmissão e prevenção, para que eles possam exercer seu papel em parar a propagação do vírus”, disse Maria Cristina Perceval, diretora regional do UNIDEF na América Latina e no Caribe.

 

Cartoon Network “Missao Zika” – Cartilha educativa

Cartoon Network “Missao Zika” – Promo da campanha

Sobre a OPAS – A OPAS, fundada em 1902, é a mais antiga organização internacional de saúde pública no mundo. Trabalha com seus países membros para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos povos das Américas. Também atua como Escritório Regional para as Américas da OMS.

Sobre o Unicef – O Unicef promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente os nossos esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. Para mais informações sobre Unicef e seu trabalho, acesse www.uniceflac.org. Siga-nos no Twitter e Facebook.

Sobre o Cartoon Network – Marca multiplataforma que engloba o canal de TV por assinatura Cartoon Network, com transmissão 24 horas, da Turner Brasil, e diversos outros meios, incluindo TV, internet, mobile, presença nas redes sociais, eventos e produtos licenciados. Proprietário do maior acervo de desenhos animados do mundo, o canal conta com produções originais premiadas como Hora de Aventura, Steven Universo, As Meninas Superpoderosas, Ben 10 e O Incrível Mundo de Gumball. O canal também vem desenvolvendo várias horas de conteúdo original local na América Latina, estreando títulos como Irmão do Jorel, Historietas Assombradas, e uma série animada com episódios inéditos da Turma da Mônica, produzidos no Brasil com a Mauricio de Sousa Produções. O canal Cartoon Network foi lançado em 30 de abril de 1993 e é transmitido na América Latina em mais de 61 milhões de domicílios em português, espanhol e inglês. No Brasil, o Cartoon Network está disponível para mais de 16 milhões de pessoas nas operadoras NET (canal 104 e 604), Sky (canal 101 e 301), Claro HDTV (canal 104), Oi TV HD (canal 112), Vivo TV (canal 56 ou 321) e GVT (canal 21).

(#Envolverde)