Ambiente

Onda de frio intenso atinge a península ibérica nesta semana

Uma severa onda de frio atinge a peninsula ibérica. Portugal começou a semana com frio e as notícias não são as mais animadoras. A onda chegou para ficar até quinta-feira. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um aviso amarelo para todo o continente com temperaturas que, em alguns casos, podem chegar aos -7 ºC. A Câmara de Lisboa já informou que as estações de metro do Rossio, Saldanha, Oriente e Intendente vão estar abertas durante a noite para sem-abrigos. Também no Pavilhão Municipal Manuel Castelo Branco, na freguesia de São Vicente, vão existir espaços de higiene, alimentos e agasalhos.

Na Espanha a situação é ainda mais grave. Os termômetros podem cair abaixo de -5 graus em áreas abertas e até -10 graus em pontos altos. O frio continua pelo menos até a próxima quarta-feira, como a neve e frio extremo que afeta grande parte do país desde a última quinta-feira, em especialmente para as comunidades cantábricas, o centro e o interior do leste peninsular espanhol. A semana será com chuvas em áreas como a de Biscaya, Aragão e Catalunha, onde ter ocorrências mais forte, de acordo com a previsão da Agência Meteorológica do Estado ( Aemet ).

Como resultado, avisos de neve, chuva, frio e risco de avalanche permanecem em 34 províncias, entretanto nenhuma delas está sob alerta vermelho ou risco extremo. As nevascas atingem Huesca, Zaragoza, Cantabria, toda a Catalunha, Castellón e Astúrias, que apresentam alerta de laranja ( segundo nível do sistema de alerta). O aviso é amarelo em Córdoba, Granada, Jaén, Teruel, Cuenca, Guadalajara, Castilla y León, Madrid, Navarra, La Rioja e País Basco. Fontes: RTP e El País (#Envolverde)