Ambiente

Paraná ganha a primeira eletrovia do país para carros elétricos

O Paraná vai ganhar a primeira eletrovia do País, com a instalação de postos de abastecimento para veículos elétricos (também chamados de eletropostos). No total, serão instaladas dez estações de recarga em 700 quilômetros da BR-277, cortando o Estado de Leste a Oeste, entre Paranaguá e Foz do Iguaçu. A iniciativa é uma parceria de Itaipu Binacional e a Companhia Paranaense de Energia – a Copel.
O primeiro eletroposto foi inaugurado nesta terça-feira (27), em Curitiba, no quilômetro 3 da rodovia. Participaram o governador do Paraná, Beto Richa, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, o presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter, e o prefeito da capital, Rafael Greca – entre outras autoridades.
A parceria será assinada oficialmente na próxima quarta-feira (4), em Foz do Iguaçu. Itaipu vai fornecer oito dos dez eletropostos e dará suporte técnico; a Copel será responsável pelos outros dois eletropostos, arcará com os custos de instalação e vai fornecer a energia elétrica.
Luiz Fernando Vianna explicou que, como ainda não há uma regulamentação do segmento pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta primeira fase o usuário não vai pagar pelo serviço. “Não há estimativa de custo, mas provavelmente será o custo de energia de um consumidor de baixa tensão”, explicou.
Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência, o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo. Também contarão com três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no mercado. (#Envolverde)