Ambiente

Primeiro festival de cinema ambiental do território americano, Ecocine faz 30 anos e traz audiovisuais de 57 países, em edição híbrida, até 21/08

Evento terá a Mostra Caiçara, em homenagem à diretora de teatro e cinema,Teresa Aguiar, com filmes do maior acervo audiovisual do território caiçara brasileiro, e lançamento “pé na areia”, em praia de São Sebastião, em 13/08

O Ecocine, Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos completa 30 anos, desde a sua criação, na Eco 92, e trará audiovisuais de 57 países, até 21 de agosto, nas plataformas taoplay.com.br e gaiapop.com. Haverá a Mostra Caiçara, a partir do dia 13, em homenagem à pioneira diretora de teatro e cinema, Teresa Aguiar, que faleceu em abril deste ano, aos 88 anos.

Ecocine teve abertura em São Sebastião, em 11/08, no Instituto Verdescola, na Barra do Sahy, com a presença de centenas de crianças. No dia 13, a partir das 15h, haverá um cortejo na praia de Baraqueçaba. A exibição de filmes online ficará até dia 21, nas plataformas taoplay.com.br e gaiapop.com.

Foram inscritos 374 audiovisuais, selecionados 114, dos quais 32 finalistas, 10 premiados e 1 com menção honrosa. A seleção oficial foi feita por 3 curadores e 28 jurados, de 8 países, e incluiu curtas, médias e longas-metragens, vídeos e animações, com destaque para o curta Feeling Through, de Doug Roland, indicado ao Oscar 21. Os médias-metragens Animal, da diretora brasileira Shirley Ferreira, o americano Bitter River, de  Khushnuda Shukuri e Mark Albini,  o inglês A Short Film About Ice, de Adam Laity, o italiano 2100, de Fabrizio Antonioli e o longa australiano Geeta também são destaques.

Os filmes serão exibidos presencial e virtualmente na Mostra Ecocine Educação, em parceria com diversas instituições, nos estados de SP, RJ, MG, AL, PE e AM. A programação completa pode ser conferida no ecocine.eco.br.

 Mostra Caiçara

O acervo de filmes foi formado pela Rede Povos do Mar, que produziu mais de 2,5 mil horas de áudios e vídeos, entre curtas, médias e longas-metragens, documentais, ficcionais e de animação, para diferentes mídias (internet,TV e cinema), e mais de 6 mil fotos sobre o litoral brasileiro.

A organização da Mostra Caiçara foi possível com o apoio do “Centro Cultural São Sebastião Tem Alma”(CCSSTA), criado nos anos 80, em São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo, por Teresa Aguiar, Ariane Porto e Lúcia Martini. Entre os objetivos do CCSSTA, em 33 anos de atividade, destacam-se o desenvolvimento de atividades de promoção e incentivo ao resgate e à preservação dos saberes dos povos originários, através da educação, da pesquisa e da comunicação.

Integra a mostra a série premiada de 3 curtas, A Mulher e o Mar, de 2002, dirigida por Ariane Porto, que traz o relato de pescadoras de 8 estados brasileiros sobre o cotidiano da atividade entre mulheres. A exibição homenageia as mulheres profissionais da pesca em evento que celebra o Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais, declarado pela FAO, Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU.

O Ecocine 30 anos, edição 2022, conta com a Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, e tem o patrocínio do Grupo Carrefour.

Serviço:

 ECOCINE 30 anos – Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos

Período: de 11 a 21 de agosto

Abertura presencial – 11/08, 13h, no Instituto Verdescola, na Rua Marginal, 44, Barra do Sahy, São Sebastião, SP

Abertura online dia 11 de agosto, 19h, na plataformas taoplay.com.br e gaiapop.com

 Mostra Caiçara – Homenagem a Teresa Aguiar

Evento presencial – 13 de agosto, 15h, na Av. Dr. Manoel Hipólito do Rego, 778 – Praia de Barequeçaba, São Sebastião, SP

#Envolverde