Ambiente

Projeto Aves Urbanas lança campanha “Adote um Filhote”

Campanha visa a manutenção do Projeto e desenvolvimento de ações de conservação à arara

O Projeto Aves Urbanas – Araras da Cidade, criado em 2012 pelo Instituto Arara Azul e que conta com o apoio da Fundação Toyota do Brasil, acaba de lançar a Campanha “Adote um Filhote”.

A campanha (ação) permite que pessoas e empresas adotem, simbolicamente, um filhote de arara-canindé, que se reproduz e vive nas cavidades de palmeiras mortas, em Campo Grande-MS.  Neiva Guedes, bióloga idealizadora, Presidente do Instituto Arara Azul e professora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UNIDERP, conta que a manutenção do Projeto Aves Urbana – Araras na Cidade tem sido um desafio e afirma que a campanha ajudará na continuidade do desenvolvimento de pesquisas e ações de proteção às araras.

De acordo com Igor Campesi, coordenador de Projetos e Financeiro da Fundação Toyota do Brasil, a iniciativa visa captar recursos para a conservação das atividades de conservação realizadas pela iniciativa, contribuindo para que o Instituto Arara Azul seja autossustentável. 

Quem participar do projeto “Adote um Filhote” fará um cursinho para ser padrinho/madrinha; poderá escolher o nome do ‘afilhado’; receberá um certificado de adoção do Instituto Arara Azul, com o número do ninho e o nome da arara; e uma foto exclusiva, em alta definição. Além disso, periodicamente, receberá informações sobre as atividades do filhote e também do projeto. “Essa é uma forma do padrinho estar sempre informado sobre seu afilhado. Temos certeza de que ele ficará feliz de saber que o filhote permanecerá livre na natureza”, afirma a bióloga.

O certificado de adoção tem vigência de um ano. Ao final desse período, o padrinho/ madrinha receberá um relatório final com todas as informações sobre os monitoramentos realizados e sucessos alcançados.

Como “Adotar um Filhote”

Para adotar um filhote, o padrinho/madrinha deve entrar em contato com o Instituto Arara Azul, por meio do e-mail contato@institutoararaazul.org.br ou pelo telefone (67) 3222 -1205

O valor da contribuição para adoção é de R$ 2 mil para um filhote por um ano, tempo de vigência da adoção.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Há 11 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos. Além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2011 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira. 

Na área da educação, a Fundação Toyota do Brasil aplica uma metodologia exclusiva da montadora em órgãos públicos e em ONGs a fim de reduzir o consumo de recursos naturais por meio do projeto Ambientação. 

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Sobre o Projeto Aves Urbanas – Araras da Cidade

O “Projeto Aves Urbanas – Araras da Cidade” tem como objetivo estudar a biologia e relações ecológicas da arara-canindé com relação ao desenvolvimento da cidade, bem como utilizá-la como instrumento para engajamento dos moradores, educação, ciência cidadã e turismo de observação, visando promover a conservação da biodiversidade. 

O Projeto é realizado na área urbana de Campo Grande, onde, de julho a janeiro, semanalmente, é feito o monitoramento dos ninhos, que tem aumentado anualmente. Até o final do período reprodutivo de 2019, havia um total de 249 ninhos cadastrados em área urbana de Campo Grande, dos quais 194 foram monitorados com ocupação por arara canindé, arara hibrida, maracanã de cara amarela, tucano, periquitão e coruja de igreja. Foram monitorados quase 300 ovos, dos quais 130 filhotes sobreviveram e voaram.

#Envolverde

apoie