Por Flávia Pini*
No Brasil, há pouco mais de 15 anos, qualquer relatório, emissão de nota fiscal, envio de mensagens ou mesmo anotações diversas – seja pessoal ou profissional – demandavam o uso do papel. Com o advento de tecnologias cada vez mais modernas aliadas a dispositivos como smartphones e tablets, essas ações, entre muitas outras, estão sendo substituídas por análogos digitais.
A revolução digital é diretamente responsável pela adoção de práticas sustentáveis, no âmbito residencial e corporativo. A popularização e a utilização em larga escala de aplicações na nuvem, por exemplo, evita que milhões de toneladas de papel sejam impressas ano a ano. A Internet em si também faz com que a troca de informações – hoje em tempo real – não demande serviços e soluções sobressalentes que antigamente eram necessários, como queima de combustível e horas extras de energia e trabalho.
Outra alternativa para diminuir nosso impacto negativo no planeta é o incentivo de plantio de árvores de acordo com a quantidade de visitas que um site da Internet tem. Uma árvore, sozinha, é capaz de neutralizar aproximadamente 15,6 kg de CO2. Por meio do site da GreenClick, o usuário pode calcular o número de pageviews e visualizar a quantidade de árvores que precisarão ser plantadas para compensar a poluição oriunda da hospedagem nos servidores.
A Internet deve ser encarada como uma facilitadora para implantar atitudes sustentáveis, em todos os sentidos. A quantidade de informação existente na web, a evolução tecnológica que garante a participação de mais usuários e a propagação rápida de novos conceitos permitem o abandono de antigos hábitos que agridem o meio ambiente e viabilizam o surgimento de novas ideias. São formas simples de cada um fazer a sua parte e contribuir para um mundo melhor. (GreenClick/ #Envolverde)
* Flávia Pini é Diretora de Marketing da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país.