O Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) realiza mais uma edição da competição “Green Talents – Fórum internacional de projetos com alto potencial para a inovação e sustentabilidade”. Desde 2009, a iniciativa tem o objetivo de promover o intercâmbio internacional de ideias ecologicamente inovadoras. Com centros de pesquisa e inovação de ponta, a Alemanha dá apoio especial a esses esforços ao intensificar a cooperação internacional entre as mentes brilhantes mais promissoras. O prêmio, que tem como patrona a Ministra Profª Johanna Wanka, contempla 25 jovens pesquisadores a cada ano. Os vencedores vêm de vários países e disciplinas científicas e são reconhecidos pela capacidade inovadora de suas iniciativas, que objetivam tornar a sociedade mais sustentável. Selecionados por um júri de especialistas alemães de alto prestígio, os vencedores também ganham acesso exclusivo à elite da área da pesquisa na Alemanha. Neste ano, em consideração ao “Ano da Ciência. Cidade do Futuro”, o Green Talents espera receber, em particular, trabalhos relacionados a esse tópico. No entanto, a competição permanece aberta a todas as áreas, oferecendo chances iguais de êxito aos participantes. O prazo para envio de candidaturas é 02 de junho de 2015, às 12h00 CET (Horário da Europa Central). Para obter mais informações consulte o panfleto sobre a competição www.greentalents.de. (Envolverde)
ODS 13
Nos EUA, o peixe paga o pato de Donald
Fogo em L.A. prenuncia clima com eventos extremos e desinformação O pior incêndio da história de L.A. inaugurou cedo a temporada de eventos climáticos extremos nos EUA. Até o momento, mais de 1.900 edificações foram destruídas, em uma área correspondente a uma cidade brasileira mediana, como Pelotas (RS) ou São Carlos (SP).
ODS 13
Iniciativa Verde: Linha de frente no combate à emergência climática
Por Roberto Resende – Presidente da Iniciativa Verde* A sociedade global assiste aos efeitos de uma crise climática sem precedentes. Este ano que se encerra foi o mais quente já registrado e o que mais apresentou fenômenos climáticos extremos, tanto aqui no Brasil como em praticamente todas as partes do planeta. Desde 2005, no início […]
ODS 11
Belém precisa mais que dobrar número de leitos de hotel para COP30
Construído com traços dos estilos art nouveau e neoclássico, o Mercado de São Brás foi reinaugurado em Belém, no Pará. A construção histórica abriga mais de 300 feiras e lojas que vendem alimentos, ervas, artesanato e vestuário. A restauração do local é a primeira de uma série de intervenções que estão sendo concluídas na cidade nos próximos meses.
ODS 13
Eventos extremos em 2024 reforçam a urgência por mais ambição em 2025
O ano de 2024 ficou marcado por uma série de eventos climáticos extremos no Brasil e no exterior. No contexto do ano mais quente já registrado no planeta e que deve, pela primeira vez, superar o limite histórico de 1,5ºC de aquecimento, o País enfrentou impactos severos: enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, secas históricas nos rios do Pantanal e da Amazônia, além de incêndios recordes que atingiram diversos biomas, causando prejuízos sociais que afetaram diretamente a vida de milhões de brasileiros.
ODS 17
COP29 traz avanços no mercado de carbono, nas formas de investimentos e em novas oportunidades de combate às mudanças climáticas
É hora de revisitar a estratégia, explorar novos modelos de negócio e tecnologias sustentáveis emergentes, desenvolver uma relação de cadeia de valor transformadora e efetivar novos investimentos. No Brasil, temos muitas oportunidades nas mais diferentes cadeias de valor – da Energia ao Agro, da Mineração à Indústria –, inclusive com um papel estratégico de agregação de valor em direção à neoindustrialização e adensamento tecnológico do país.
ODS 17
Envolverde: 30 anos de pioneirismo e inovação
Antes de mostrar o planejamento para o ano 30 da Envolverde, vamos mostrar o que a pequena equipe da Envolverde realizou em 2024, um período de grandes desafios e importantes conquistas.