Ambiente

Tamar chega a marca de 35 milhões de filhotes liberados no mar

Músicos de Linhares estarão reunidos neste sábado (7), na Reserva Biológica de Comboios, em Linhares-ES, para ecoar suas vozes e sons em coro à proteção do meio ambiente e comemorar junto com o Projeto Tamar a marca dos 35 milhões de filhotes de tartarugas marinhas liberadas ao mar.

O evento terá início às 14h00 com alimentação interativa das tartarugas marinhas e a “hora do gelo”, exibição de vídeos, recital poético com o ator Adailton Alcântara, recital musical com os músicos regencianos Carlinhos Profeta e Yan Macedo com a banda Natividade e os músicos linharenses Guto Frigine com Thayná Rangel e Cainã Morelato com a banda Amigos do Espelho, finalizando às 17h00 com a soltura de filhotes de tartarugas marinhas monitorados pelo Projeto Tamar.

O evento é paralelo a uma série de programações comemorativas pelo marco do ‘Filhote 35 milhões’ pelo Projeto Tamar em todo o Brasil. O evento acontecerá em diversos horários, em praias da costa brasileira e ilhas oceânicas, no estados CE, RN, PE, SE, BA, ES, RJ, SP, SC de acordo com os costumes de cada local.

O TAMAR começou em 1980 e dois anos depois salvou os primeiros dois mil filhotes. Atualmente, o Projeto protege e devolve ao mar por ano mais de dois milhões de tartaruguinhas. Além disso, cinco mil animais adultos e juvenis são resgatados de situações de risco, provocadas principalmente por redes e anzóis.

“Vamos comemorar em 26 praias onde estamos presentes e colocar no mar a tartaruga 35 Milhões, que simboliza essa importante conquista para a conservação marinha brasileira, e seguimos em frente, pois ainda temos muito o que fazer”, diz Guy Marcovaldi, coordenador nacional do TAMAR. (#Envolverde)