Criadores de projetos inovadores em áreas como saúde, educação e meio ambiente, com mais de três anos de atuação e comprovado impacto nas comunidades têm a oportunidade de concorrer ao maior e mais importante prêmio de empreendedorismo social da América Latina. A 11ª edição do Prêmio Empreendedor Social está com inscrições abertas até 17 de maio, pelo site folha.com.br/empreendedorsocial. O concurso é promovido no Brasil pela Folha de S. Paulo, em parceria com a Fundação Schwab – correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos e idealizadora da premiação no mundo. Os líderes sociais que ainda estão iniciando sua caminhada também têm a chance de concorrer ao 7º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, dedicado a candidatos com até 35 anos e que comandam iniciativas com um a três anos de atuação. Essa premiação foi criada pela Folha em 2009 e adota os mesmos parâmetros da Schwab para avaliar e contemplar propostas inovadoras que ainda precisam de visibilidade e de capacitação para aumentar sua atuação e influência. As inscrições também são feitas pelo site até 17 de maio. Ambos os prêmios têm o patrocínio da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e contam com parceria estratégica do UOL, Fundação Dom Cabral e ESPM, além de outros 18 parceiros institucionais e de divulgação. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Política Pública Ambiente
Ambiente
Um prêmio ao empreendedorismo social
ODS 13
Que parte lhe cabe na taça da emissão de carbono?
Um raciocínio justo sugere que todo cidadão da Terra deveria se dedicar a conter as mudanças climáticas. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), é preciso diminuir a produção anual de carbono para 2,1 toneladas de CO2 por pessoa, a fim de mantermos o aumento da temperatura nos 1,5°C recém alcançados.
ODS 16
Cresce a preocupação dos jovens com meio ambiente no Brasil
Jovens de diversas classes sociais, religiões e raças se ressentem cada vez mais dos problemas ambientais, que afetam sobretudo mulheres e jovens do Centro-Oeste e do Sul.
ODS 13
Nos EUA, o peixe paga o pato de Donald
Fogo em L.A. prenuncia clima com eventos extremos e desinformação O pior incêndio da história de L.A. inaugurou cedo a temporada de eventos climáticos extremos nos EUA. Até o momento, mais de 1.900 edificações foram destruídas, em uma área correspondente a uma cidade brasileira mediana, como Pelotas (RS) ou São Carlos (SP).
ODS 13
Iniciativa Verde: Linha de frente no combate à emergência climática
Por Roberto Resende – Presidente da Iniciativa Verde* A sociedade global assiste aos efeitos de uma crise climática sem precedentes. Este ano que se encerra foi o mais quente já registrado e o que mais apresentou fenômenos climáticos extremos, tanto aqui no Brasil como em praticamente todas as partes do planeta. Desde 2005, no início […]
ODS 11
Belém precisa mais que dobrar número de leitos de hotel para COP30
Construído com traços dos estilos art nouveau e neoclássico, o Mercado de São Brás foi reinaugurado em Belém, no Pará. A construção histórica abriga mais de 300 feiras e lojas que vendem alimentos, ervas, artesanato e vestuário. A restauração do local é a primeira de uma série de intervenções que estão sendo concluídas na cidade nos próximos meses.
ODS 13
Eventos extremos em 2024 reforçam a urgência por mais ambição em 2025
O ano de 2024 ficou marcado por uma série de eventos climáticos extremos no Brasil e no exterior. No contexto do ano mais quente já registrado no planeta e que deve, pela primeira vez, superar o limite histórico de 1,5ºC de aquecimento, o País enfrentou impactos severos: enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, secas históricas nos rios do Pantanal e da Amazônia, além de incêndios recordes que atingiram diversos biomas, causando prejuízos sociais que afetaram diretamente a vida de milhões de brasileiros.