De 31 de maio a 12 de junho, a instituição está entre os 82 locais a receber a mostra com programação gratuita e workshop com o cineasta Jorge Bodanzky
A Unibes Cultural – centro que atua como hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo – recebe, entre os dias 31 de maio e 12 de junho, a 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. A instituição está entre os de 50 espaços culturais e educacionais de São Paulo e as 32 salas de cinema que vão tratar sobre o tema e que tem realização da ONG Ecofalante, do Ministério da Cultura do Governo Federal, e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Uma correalização da Spcine, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e do Goethe-Institut, tem patrocínio da Sabesp, Tigre e Kimberly-Clark, com apoio da White Martins, Reciclo Pepsico e Instituto Clima e Sociedade, é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC).
A mostra é considerada o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. A iniciativa celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente (que se comemora no dia 5 de junho). As exibições são todas gratuitas. A programação inclui ainda uma competição de produções socioambientais de escolas e cursos audiovisuais, sessões infantis, o Programa Ecofalante Universidades e a Mostra Escola, voltados à exibição e à discussão em espaços educacionais. A Unibes Cultural também recebe o workshop A Prática do Cinema Documental, com Jorge Bodanzky.
Veja a programação da Unibes Cultural:
31.mai quinta-feira:
17h Outro Fogo (Brasil, 21’)
Carne e Casca (Brasil, 17’)
Vazio do Lado de Fora (Brasil, 22’)
Concreta Memória (Brasil, 6’) 10
Xavante: Memória, Cultura e Resistência (Brasil, 19’) [Concurso]
06.jun quarta-feira:
14h Outono (França, 3′)
Idade (Identidade) (Chile, 6′)
Kunumi, O Raio Nativo (Brasil/Holanda, 13′)
Em Busca da Luz (México, 4′)
Estrelas (EUA, 5′)
Pedro e o Velho Chico (Brasil, 18′) [Infantil]
16h A Grande Ceia Quilombola (Brasil, 52′) [Escola]
18h Não Respire – Contém Amianto (Brasil, 70′) [Escola]
07.jun quinta-feira:
16h Crianças da Amazônia (Brasil/EUA, 72′) [Homenagem]
08.jun sexta-feira:
16h Outono (França, 3′)
Idade (Identidade) (Chile, 6′)
Kunumi, O Raio Nativo (Brasil/Holanda, 13′)
Em Busca da Luz (México, 4′)
Estrelas (EUA, 5′)
Pedro e o Velho Chico (Brasil, 18′) [Infantil]
18h Chico Mendes: Eu Quero Viver (Brasil, 56′) [Homenagem]
20h Modo de Produção (Brasil, 75′) [Escola]
09.jun sábado
18h Árvore de Sangue (Brasil, 21’) 10
Dos Antigos aos Filhos do Amanhã (Brasil, 30’)
Òpárá de Òsùn: Quando Tudo Nasce (Brasil, 4’)
O Conto do Burro Amarelo (Brasil, 30’) [Concurso]
12.jun terça-feira
14h Banco Imobiliário (Brasil, 65′) [Escola]
Workshop “A Prática do Cinema Documental” – Ministrado pelo cineasta Jorge Bodanzky, o workshop A Prática do Cinema Documental acontece nos dias 2 a 9 de junho, na Unibes Cultural. A iniciativa tem por objetivo oferecer aos interessados maiores conhecimentos sobre a linguagem e a prática do cinema documental. Serão transmitidos aspectos da experiência de Bodanzky, autor de filmes como “Iracema, Uma Transa Amazônica” (1974), “Jari” (1979) e “O Terceiro Milênio” (1981), e grande homenageado em 2015 da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. O curso propõe exercícios teóricos e práticos de maneira a permitir uma efetiva interação entre professor e alunos, possibilitando a estes aplicar preceitos do cinema documental em projetos concretos, sob orientação de um dos mais experientes cineastas brasileiros vivos. Ingressos podem ser adquiridos aqui a R$ 200 com possibilidade de meia-entrada.
Sobre a Mostra
Responsável pela Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, a organização não governamental sem fins lucrativos Ecofalante tem como objetivo criar e trabalhar em projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do planeta por meio da educação e da cultura. A entidade promove ainda projetos como o Programa Ecofalante Universidades e exibições com debates e atividades de formação em unidades Etec – Escolas Técnicas Estaduais, Centros Educacionais Unificado (CEU), e Fábricas de Cultura, entre outras instituições culturais.
Sobre a Unibes Cultural
Ao completar dois anos de atividade, a Unibes Cultural consolida seu papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo, ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos. Assim, a instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de espaço, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.
Unibes Cultural
Rua Oscar Feire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré
Informações: 11 3065-4333 e http://unibescultural.org.br/
Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 19h
Acesso para deficientes
Ar condicionado
WI FI livre
Tem local para comer
Estacionamentos conveniados: Rua Oscar Freire, 2617 | Rua Amália de Noronha, 127
Sugerimos o uso de transporte público