Realizar uma festa na praia pode ser uma experiência sensacional e inesquecível! Além ser ótimo estar rodeado das pessoas que você ama, é incrível poder contemplar a good vibes que só a sensação de sentir a brisa do mar proporciona.
Mas a festa não pode se tornar uma agressão ao meio ambiente, uma vez que pequenas atitudes fazem a diferença, garantindo uma diversão completa sem agredir a biodiversidade do local.
Segundo dados World Wildlife Fund (WWF) o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo plástico, gerando 11,3 toneladas por ano. O documento, feito com base no estudo “What a Waste 2.0: A Global Snapshot of Solid Waste Management to 2050”, do Banco Mundial, ainda apontou que apenas 1,28% desse total é reciclado.
Os plásticos descartados na natureza levam 450 anos para se decompor, já uma tampa de garrafa leva 150 anos, o isopor 400 anos e o vidro 1 milhão de anos, só para citar alguns itens. Ou seja, programar a diversão, principalmente em meio a natureza, é assunto sério. Confira as dicas para se divertir e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente:
Evite os descartáveis plásticos
Você deve, antes de tudo, se lembrar que garantir a limpeza da festa não depende só de você! Geralmente, mesmo com muita organização, será muito difícil impedir que nenhum produto descartável fique para trás. Por isso o ideal é evitar o uso de copos, garfos, colheres, pratinhos e outros itens de plástico.
Se possível, substitua por talheres e pratos reutilizáveis e opte por alimentos que não exijam a troca de talheres. Além disso, ao ver que os utensílios não são descartáveis é mais fácil garantir que ninguém se faça de esquecido e descarte-os em qualquer lugar.
Para quem quiser gastar um pouco mais, os copos ecológicos seguem em alta e podem ser uma ótima pedida para se tornar, inclusive, uma lembrança da festa!
Já os guardanapos de papel podem ser substituídos pelos de pano e se for levar algum docinho opte pelas forminhas de papel e não de plástico.
Organização é tudo!
Realizar uma festa na praia exige organização antes e depois do evento. Montar uma tenda é uma boa pedida para organizar as comidas e bebidas, além de proteger os convidados os itens e o som em caso de chuva ou vento.
Juntar o lixo aos poucos e ir descartando nos locais corretos ou improvisar uma própria coleta seletiva também é interessante para minimizar o trabalho no final da festa. Vale lembrar que o dever de cuidar do meio ambiente é de todos, os convidados também podem ajudar.
Ilumine o ambiente, mas sem fogueiras!
Se a festa for até mais tarde, lembre-se que que as fogueiras são super legais, mas geralmente proibidas em locais ambientalmente protegidos, uma vez que aumentam o risco de incêndio.
Caso precise aquecer algum alimento, use um fogareiro próprio, já para iluminar o ambiente pode ser usado um lampião, lanternas ou até algumas luminárias sem fio, que inclusive darão um charme especial.
Já dependendo da época do ano, é importante lembrar os convidados de levarem um casaco para ninguém passar frio.
Vale salientar que em caso de incêndio ou princípio dele, o responsável pode ser responsabilizado por crime ambiental.