Benefícios representados pelo selo apontam eficiência energética, redução do consumo de água, redução das emissões de CO2 e economia circular
O segmento corporativo da Vivo, representado pela Vivo Empresas, evolui sua proposta dentro dos critérios ESG, beneficiando milhares de clientes empresariais com soluções digitais baseadas em cloud, cibersegurança, IoT e Big Data que agora passam a ser certificadas com o selo de sustentabilidade Eco Smart. Com a iniciativa, as empresas, no momento da contratação do serviço, já sabem os benefícios ambientais que a solução terá em sua operação. A medida também permite que a Vivo – empresa carbono neutra em emissões diretas – impulsione as iniciativas ESG em sua cadeia de valor.
Desenvolvido pelo Grupo Telefónica, no Brasil com a marca Vivo e verificado por terceira parte pela AENOR – Associação Espanhola de Normalização e Certificação – o selo dispõe de quatro variações que representam diferentes benefícios ambientais: eficiência energética, redução do consumo de água, redução das emissões de CO2 e economia circular. Combinação que garante às empresas a descarbonização da operação e aumento da performance ambiental reforçando seus critérios ESG junto aos clientes.
“Com o selo Eco Smart, demonstramos o valor que os produtos do Vivo Empresas geram para a sustentabilidade de nossos clientes, demonstrando visualmente quais são as vantagens ambientais relevantes que poderão ser geradas nas rotinas operacionais. Inédito no mercado de Telecom, o selo ainda pode ser utilizado como ferramenta para fortalecer os critérios ESG das empresas e atender às exigências dos consumidores que hoje buscam negócios comprometidos com a sustentabilidade”, explica Alex Salgado, VP de B2B da Vivo.
As soluções digitais da Vivo vêm ganhando cada vez mais destaque na opção das empresas. Nos últimos doze meses (set/20 e set/21), a companhia registrou receita desses serviços (Cloud, Segurança, IoT, Big Data e outras soluções digitais) de aproximadamente R$ 1,9 bilhão, com crescimento expressivo de cerca de 35% na comparação anual. Este cenário positivo é reflexo dos esforços da Vivo Empresas para ser a principal parceira digital das companhias brasileiras. Para se ter uma ideia, as soluções digitais representam 20% de todo o segmento corporativo da Vivo. Na receita total da empresa, o B2B é responsável por 23%.
Estudo do Grupo Telefónica mostrou que, no ano passado, seus serviços digitais – próprios ou de parceiros – foram responsáveis por auxiliar seus clientes na redução de 9,5 milhões de toneladas de CO2, volume equivalente ao plantio de 57 milhões de árvores. A pesquisa ainda revela que as soluções de IoT e Big Data promoveram a redução de 15% no consumo de combustível com os serviços de gestão de frotas; menos 20% de consumo de água nas operações agrícolas; e redução de 23,6% do consumo de energia das empresas que utilizam os serviços de eficiência energética.
Aplicando a mesma premissa à operação brasileira, um levantamento interno atestou que as soluções em nuvem, disponíveis no portfólio da Vivo Empresas, ajudaram seus clientes a evitar, no último ano, a emissão de mais de 200 toneladas de CO2. “Nossos serviços em nuvem utilizam servidores alojados em Data Centers que cumprem elevados padrões de eficiência energética, uma vez que a migração de empresas para a nuvem se traduz em uma redução significativa das emissões de carbono no âmbito das tecnologias da informação, favorece uma maior circularidade e promove produtos e serviços mais sustentáveis. Ele permite que você faça mais com menos e contribui para um planeta mais verde”, observa Salgado.
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