Ambiente

WWViews: cidadãos do mundo conectados para debater Clima e Energia

WWViews

Por Leno F. Silva – 

No último sábado acompanhei, em Cubatão, a realização da WWViews – Clima e Energia,  um iniciativa que ocorreu no mundo inteiro e que teve como objetivo debater e ouvir os cidadãos comuns a respeito dessas temáticas fundamentais para a nossa sobrevivência no planeta Terra.

A metodologia, a estrutura, os vídeos de referência, e o sistema de votação foram os mesmos em 80 países, mas cada nação acrescentou o seu próprio tempero na dinâmica. Os nossos foram: a recepção calorosa dos representantes da Prefeitura de Cubatão, a diversidade de participantes, alguns vindos de Altinópolis município distante sete horas do local do encontro, a alimentação deliciosa de um restaurante local e as atrações musicais – Coral Zanza Lá, na abertura, grupo Cubatonense e recém-chegado de uma apresentação em New York e, para encerrar, uma performance do urbano RAP de Sampa.

Os trabalhos transcorreram de acordo com o planejado, os debates foram intensos, tivemos participações ao vivo de outras nações e um fato celebrou a sintonia com que tudo aconteceu. Após a última votação, a prefeita Márcia Rosa Mendonça Silva fazia um breve retrospecto dos avanços alcançados desde os desastres ambientais da década de 1980 até hoje, quando uma chamada por Skype de Montreal nos colocou em contato com o evento de lá.

O coordenador canadense nos cumprimentou eufórico, falando em português e citou Cubatão como um exemplo de enfrentamento dos problemas ambientais. Essa sintonia simbólica esteve presente todo o tempo no evento. Num dia atípico e no meio de um feriado prolongado ensolarado, com excelente temperatura, a turma que escolheu participar da consulta, se entregou de corpo e alma, com a convicção de que muitas das escolhas referendadas pelos votos poderão, no futuro breve, contribuir para que as próximas gerações tenham uma vida melhor.

Esse foi um passo importante, que colocou o Brasil em conexão com um movimento vivo de várias nacionalidades. Há muito a fazer, aqui e lá fora, nos próximos meses, para que na COP 21 as vozes das populações reunidas sejam ouvidas, respeitadas, e inseridas nos processos decisórios. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço:

A WWViews é uma iniciativa da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Clima e Energia (UNFCCC), da Comissão Nacional para o Debate Público (França), da Fundação do Conselho de Tecnologia (Dinamarca) e Missions Publiques (França), com apoio do Governo Francês, anfitrião da COP21. No Brasil, o projeto foi coordenado pelo Instituto Brasileiro da Diversidade – IBD, com apoio da Prefeitura de Cubatão, da PrumoPro Projetos e Produções, da Prefeitura de Altinópolis e do Instituto Arapyaú.

Saiba mais aqui

Com Helio SantosCoraly PedrosoFabrício Ramos, João Lindolfo e uma turma super bacana que garantiu a qualidade do WWViews Brasil.

* Leno F. Silva escreve semanalmente para Envolverde. É sócio-diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. É diretor do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, membro-fundador da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, e da Kultafro – rede de empreendedores, artistas e produtores de cultura negra. Foi diretor executivo de sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.