Os dados são fruto do último Censo GIFE e do 8º BISC, que mostram um panorama do que foi investido no País em 2014.
Por Redação do Gife –
Mais de R$ 3,88 bilhões foram investidos no campo do investimento social corporativo no Brasil em 2014, revela pesquisa realizada em parceria entre o GIFE e a Comunitas. Os dados são do último Censo GIFE e da oitava edição do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC). Se comparado ao estudo anterior, o valor representa um aumento de quase 20% e é maior que o orçamento do Ministério da Cultura, que foi de R$ 3,27 bilhões, segundo dados oficiais.
A parceria entre as organizações tem como objetivo retratar com maior fidelidade a realidade brasileira no que diz respeito ao volume total aplicado em iniciativas e programas de investimento social corporativo realizados no País. É a segunda vez que o GIFE e a Comunitas atuam em parceria. A primeira pesquisa, de 2012, mostrou que os investimentos daquele ano foram na casa dos R$ 3,2 bilhões.
Para chegar aos resultados, as organizações juntam seus dados e trabalham com uma metodologia que evita, por exemplo, casos de duplicidade. O Censo GIFE apresenta o panorama do investimento privado da sua rede de associados e, para a última edição, contou com 113 organizações participantes (90% dos associados). Já o BISC 2014 acompanha anualmente o investimento social corporativo no Brasil e teve 336 empresas representadas.
“Essa parceria pode trazer resultados muito relevantes para o Brasil em relação à representatividade do Censo GIFE e do BISC no retrato do investimento social privado no País. Com esses dados, estamos mais próximos da realidade brasileira e podemos ampliar o debate sobre o quanto o universo privado investe em ações sociais no País”, afirma Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE.
Para Regina Célia Esteves de Siqueira, diretora-presidente da Comunitas, as empresas têm aliado, cada vez mais, projetos sociais aos negócios. “Na contramão do caminho trilhado pela economia, cujo PIB foi de 0,2%, os investimentos sociais cresceram 11% em 2014, sendo que 67% das empresas destinaram mais da metade dos recursos aos projetos alinhados. Com esse dado, podemos considerar que o processo de alinhamento dos investimentos sociais aos negócios tem avançado. Os resultados refletem na gestão de políticas públicas, que passa a ser mais eficiente, e na capilaridade dos próprios projetos empresariais. É uma via de mão dupla”, opina. (#Envolverde)