Hemorio disponibilizará 7 mil bolsas de sangue com composto químico, nas Olimpíadas.
Por Katherine Rivas –
Uma nova técnica para evitar o contagio do Dengue, Chikungunya e Zika nas transfusões sanguíneas chega ao Brasil. Aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) será utilizada nas Olimpíadas.
Conhecida como The Intercept Blood System (sistema de redução de patógenos) a fórmula usa uma molécula desenvolvida chamada “amotosaleno” para interceptar as plaquetas e o plasma sanguíneo bloqueando a duplicação do ADN e ARN. Em consequência os vírus e microrganismos não se proliferam.
O Hemorio, (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) recebeu recentemente uma doação de 1400 kits com este composto químico, equivalente a 7 mil bolsas de sangue que podem salvar 28 mil vidas.
Uma das principais preocupações no cenário da saúde brasileira é a proliferação de doenças contagiosas por meio da transfusão de sangue. Dados oficiais comprovam que 80% das pessoas infetadas com Zika não manifestam sintomas, sendo estes possíveis doadores.
A técnica será difundida e utilizada na prevenção das epidemias durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. (#Envolverde)