ODS 15

Cartilha Abelhas agricultoras

Proteger o meio ambiente, a biodiversidade, é uma obrigação de todos nós. Cada cidadão pode colocar seu tijolinho em uma construção conjunta, para legarmos um mundo melhor às próximas gerações.

Cartilha Abelhas agricultoras

Por Décio Luiz Gazzoni, engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e da Academia Brasileira de Ciência Agronômica

A oportunidade para você participar está aqui: incentivar os colégios de ensino fundamental, em todo o Brasil, a utilizar, em suas atividades, a cartilha “Abelhas agricultoras”, como forma de educação ambiental dos seus alunos. Como participar? Comunicando-se com a escola de seus filhos, netos, sobrinhos. Ou, então, com a secretaria de educação de seu município.

A cartilha foi elaborada por quatro estudantes da Universidade Federal do Paraná. Ela é parte do projeto “Serviços Ecossistêmicos para uma Agricultura Resiliente e Sustentável”, desenvolvido na região de produção agrícola da Bacia do Rio Miringuava, em São José dos Pinhais-PR. Mas pode ser utilizada em qualquer localidade do Brasil, porque seus conceitos e ensinamentos são universais. Seu objetivo é apoiar o ensino de Ecologia nas salas de aula, mas é útil para qualquer pessoa, de qualquer idade, interessada em saber mais sobre as ajudantes da produção de alimentos.

A cartilha pode ser obtida e impressa em Link ou direto em Link.

Conteúdo da Cartilha Abelhas Agricultoras

A cartilha foi elaborada em linguagem adequada, simples, direta e didática. Divide-se em quatro capítulos, com subcapítulos específicos. Eles são compostos de uma introdução, onde são apresentados os conceitos básicos. A próxima seção é denominada “Para treinar”. Seu objetivo é promover uma reflexão sobre os conceitos apresentados. Com um formato lúdico e atrativo, esse exercício permite consolidar o aprendizado, motivando o estudante a incorporar em seus valores o conhecimento adquirido sobre as relações do ambiente com o nosso dia-a-dia.

O primeiro capítulo é “Biologia Floral e Reprodutiva”. Ele explana a importância das plantas para a sociedade. Explica em pormenores a reprodução vegetal, um ciclo que envolve flores, sementes e frutos, os quais são utilizados como alimentos. É nesse contexto que é apresentado ao leitor o serviço ecossistêmico de polinização e a importância dos polinizadores. Interações ecológicas é o segundo capítulo, que aborda as redes de interações, a ecologia das paisagens.

A utilidade das abelhas

Agricultura e Polinização é um dos capítulos, onde é apresentada a relação entre polinização, produção agrícola e qualidade dos alimentos. O último capítulo é denominado “Explorando o mundo da polinização”. É um capítulo diferente, na realidade seu objetivo é elencar as fontes consultadas pelos autores, para a elaboração da cartilha. Porém, ele faz parte do conjunto de atividades, pois possibilita ao leitor continuar as leituras, aprofundar e consolidar o aprendizado fora do ambiente escolar, em seu lar ou com seus amigos, de maneira a formar sua própria opinião, indo além do texto contido na cartilha. Todos os textos referenciados neste capítulo contêm um hiperlink, que permite que o leitor os acesse por um único clique.

Ao final, os autores incluíram um gabarito das atividades, para facilitar as correções e comentários adicionais.

Por um futuro melhor

Essa cartilha possui incontestável mérito do ponto de vista de educação ambiental e do entendimento das relações umbilicais entre agricultura e ambiente.

Por esse motivo, engenheiros agrônomos de todo o Brasil, de forma individual ou por meio de suas instituições, estão se empenhando para que a cartilha seja incorporada às atividades de educação ambiental. Utilizando a polinização e os polinizadores como tema de estudo, vislumbramos que uma vez motivados, os estudantes podem se interessar por entender a importância dos serviços ecossistêmicos. Não apenas para a produção agrícola, mas para o conjunto de atividades humanas, que tornam possível a vida no planeta Terra como a conhecemos.

Mas esta é uma bandeira que vai além dos profissionais de Agronomia. Conclamamos cada cidadão brasileiro a participar dessa campanha. Incentivar os colégios de ensino fundamental a utilizar a cartilha “Abelhas agricultoras” para suas atividades pedagógicas, contribuirá para oferecer uma oportunidade única para que as gerações futuras entendam a importância dos serviços ecossistêmicos, e do meio ambiente saudável, para o bem-estar da Humanidade.   ‌
   ‌
Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo (SP), com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, por sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. Não podemos deixar de lembrar que a evolução da civilização só foi possível devido à agricultura. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa, assim como a larga experiência dos agricultores, seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: Link. Acompanhe também o CCAS nas redes sociais:

Facebook:Link – Instagram: Link – LinkedIn:Link

Décio Luiz Gazzoni, engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Soja, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e da Academia Brasileira de Ciência Agronômica

Envolverde