Desenvolvida em parceria com o MetrôRio e o fotógrafo Márcio Freitas, ação no Dia Internacional da Luta da Mulher contará com exposição e roda de conversa sobre a violência contra as mulheres.
Por Redação da Envolverde –
Na próxima quarta-feira 8 de março, Dia Internacional da Luta da Mulher, a Coordenação de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) vai prestar atendimento e orientação às mulheres que passarem pela estação estação Carioca do MetrôRio. A ação, desenvolvida em parceria com o MetrôRio e o fotógrafo Márcio Freitas, contará também com a exposição “Nunca me Calarei” – composta por uma série fotográfica de rostos de mulheres brasileiras que sofreram alguma forma de assédio, violência ou abuso sexual – e uma roda de conversa sobre a violência de gênero.
O atendimento às mulheres na estação terá início às 6h da manhã. Às 16h, haverá uma roda de conversa com as defensoras públicas do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher e de Vítimas de Violência de Gênero da Defensoria (Nudem) Arlanza Rebello, Matilde Alonso, Simone Estrellita, Flávia Nascimento, Leticia Furtado Vanessa Gaio, além do fotógrafo, do público e demais convidados.
A série fotográfica “Nunca me Calarei” busca sensibilizar a sociedade sobre o problema da violência contra a mulher ao mostrar, através dos olhares das vítimas fotografadas, sentimentos guardados após as agressões. Indignação, dor, medo, mágoa, raiva transbordam em cada uma das imagens da exposição.
A defensora Arlanza Rebello, coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher da DPRJ, explica que, ao unir a arte e a orientação jurídica, a ação tem como objetivo fazer com que toda a sociedade reflita sobre os efeitos nocivos do machismo, que tem como consequência a violência de gênero. E isso ao mesmo tempo em que informa as mulheres sobre direitos e serviços a serem buscados.
– Na ação, vamos mostrar que o Núcleo de Defesa da Mulher é porta para as mulheres que querem ter informação sobre seus direitos. Vamos prestar orientação às mulheres que passarem pela estação e finalizaremos com uma roda de conversa, com a participação do publico. Essa ação, em conjunto com a exposição fotográfica, será muito importante para sensibilizar as pessoas, buscando que a sociedade passe a se questionar sobre a gravidade da violência contra a mulher – ressaltou a defensora.
Serviço:
O que: Atendimento da DPRJ, exposição e roda de conversa sobre a violência contra a mulher.
Quando: Quarta-feira, 8 de março.
Local: Estação Carioca do MetrôRio.
Horário: A partir das 6h.
(#Envolverde)