A prática sustentável vai muito além de questões meramente ambientais. Ela está diretamente ligada às questões sociais e econômicas.
O espaço onde você vive é um ótimo exemplo de como a questão da sustentabilidade tem muito mais a ver com o seu dia a dia do que você imagina.
Do piso ao telhado, já existem diversas maneiras para tornar sua casa sustentável. Seja na construção ou na reforma há métodos práticos para deixar este ambiente mais verde.
Confira abaixo algumas dicas e deixe seu lar em dia com planeta!
– Aposte nas cores
Não pinte as paredes internas de sua casa com cores escuras, pois elas exigem lâmpadas mais potentes. Lembre-se também de usar tintas à base de água, que são menos tóxicas e menos poluentes.
– Opte por madeiras sustentáveis
Na construção, escolha sempre matérias-primas sustentáveis, como bambu, madeira certificada e cimento reciclado.
– Deixe a luz entrar
Ao desenhar a planta da sua casa coloque o máximo de janelas que puder. Desta forma, você melhora a ventilação e a entrada de luz durante o dia, evitando usar com frequência aparelhos de ar condicionado e iluminação artificial.
– Instale painéis solares
Se você tem um dinheiro extra para investir na construção ou na reforma da casa, instale painéis solares. Eles ajudam a reduzir a conta de luz e são fontes alternativas de eletricidade. O investimento inicial é relativamente alto, mas a longo prazo você poupará energia e dinheiro.
– Opte pelo mais eficiente
Antes de comprar geladeiras, freezers, chuveiros ou máquinas de lavar roupas verifique o consumo de eletricidade e o grau de eficiência energética do eletrodoméstico. Opte pela opção mais sustentável, que vai de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). (#Envolverde)