Em maio, o Doc.MIS, programa mensal do Museu da Imagem e do Som (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) traz uma edição especial, como parte da programação paralela à exposição “Maio Fotografia no MIS 2024”. No dia 16, às 20h, será realizada a pré-estreia do documentário “Pantanal, planície das águas”. O filme, dirigido por Lygia Barbosa, acompanha o trabalho do fotógrafo Luciano Candisani em sua viagem ao Pantanal. Após a sessão, haverá um debate com Lygia Barbosa, Luciano Candisani e com o advogado Pedro Saad. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do museu.
O Doc.MIS é um programa fixo de exibição de filmes documentários – de curta, média ou longa duração – que dialogam diretamente com temas tratados pelo MIS ou mesmo como um espaço de exibição e debates de temas relevantes da sociedade, tanto em produções nacionais quanto internacionais.
Sobre o filme
Pantanal, planície das águas
(dir. Lygia Barbosa, Brasil, 2023, 44 min, livre)
Luciano Candisani, premiado fotógrafo e documentarista brasileiro, embarca mais uma vez para a maior planície inundável do mundo, um ambiente que ele explora há mais de duas décadas com a missão de revelar a biodiversidade escondida sob a superfície dos rios. Suas imagens trouxeram uma identidade visual inédita para os ecossistemas submersos do Pantanal e mostraram um elo indissociável entre a pujança da vida e o meio aquático. Mas desta vez ele encara um novo desafio em sua jornada: engajar e conscientizar o mundo sobre as ameaças que pairam sobre o equilíbrio das águas que ele conhece como poucos. A destruição em larga escala do ecossistema, provocada por diversos fatores, vem afetando severamente o fluxo de água, com perda de área úmida, uma tragédia para a fauna e pessoas que tiram o sustento dos rios e lagos da região. Nesse cenário de secas mais pronunciadas, é o fogo que ocupa o lugar da água com queimadas sem precedentes. O fotógrafo percorre um Pantanal muito mais seco e ameaçado, mas ainda encontra focos de resistência e esperança para o retorno do equilíbrio das águas.
Sobre os debatedores
Lygia Barbosa é cineasta com experiência de mais de 25 anos no mercado audiovisual. Já trabalhou com filmes publicitários, videoclipes, longas-metragens, como “Castelo Rá-Tim-Bum, o filme”, e séries de TV, como “20 poucos anos” (MTV Brasil), “Os caminhos de Che: um diário de motocicleta”, “Across the Amazon”, “Secret Brazil” (NATGEO Intl) e “De volta a Bikini” (Fox e Nat Geo). Também foi diretora do programa diário Zapping Zone (Disney Channel) e criou e dirigiu a série de interprogramas infantis Caco e Dado (TV Cultura e Gloob). Fez a reformatação e direção geral da nova temporada do Globo Ecologia. Assinou a direção e a produção executiva de “Laerte-se”, primeiro documentário original brasileiro da Netflix. É membro da diretoria da Liga das Mulheres pelo Oceano. Como vencedora do edital da KOCCA (Korea Creative Content Agency), dirigiu e produziu os documentários “Haenyeo – A força do mar” e “Sabores do templo, a simplicidade da cura”. Para a KBS (Korean Broadcast System), produziu “Tears from favela”, de Yun Chea Wan, além de reportagens especiais sobre os refugiados venezuelanos, o combate a crimes fronteiriços Brasil/Paraguai, os impactos de Belo Monte e a pandemia no Brasil. É diretora da série de TV “Mar Brasil”, que traz uma jornada pelo litoral brasileiro.
Luciano Candisani é fotógrafo, velejador e mergulhador com mais de 25 anos de experiência. Desde o início da carreira, transita com naturalidade entre a ciência e as narrativas visuais. Já navegou e mergulhou em todos os oceanos para projetos de documentação e conservação. Recebeu alguns dos principais prêmios da fotografia mundial pelos seus trabalhos. É autor de sete livros e inúmeras reportagens, e vem trabalhando em parceria com institutos de pesquisa, como o Smithsonian Marine Conservation. É membro dos coletivos internacionais Sea Legacy e ILCP, que usam a fotografia como ferramenta para a conservação.
Pedro Saad é advogado com pós-graduação no Curso de Especialização em Administração para Graduados (CEAG), da FGV-SP, e doutorado em Administração de Empresas pela PUC-SP. Líder de ImPacto ODS17 da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, sócio fundador e diretor da Editora Brasileira, Produtora Brasileira e do World Observatory. Tem coordenado projetos com organizações e empresas nacionais e internacionais, incluindo a ONU, UNESCO, Leonardo DiCaprio Foundation, USP, FGV, PUC-SP, Deloitte, PwC, Coca-Cola, Petrobras, Itaú, Bradesco, Bloomberg, Itamaraty, UN Global Compact, PNUD, Aliança Francesa e Instituto Goethe. Atua como professor na PUC-SP e é membro do Conselho Consultivo da Instituição R20 Brasil, fundada pelo ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger.
Sobre as produtoras
Grama Filmes
Produtora localizada em São Paulo com mais de 10 anos no mercado audiovisual. Produziu séries e longas documentais para canais de televisão, como Nat Geo, HBO, Futura, TV Cultura, e ONGs, como a WWF. Produziu filmes publicitários e tem coproduzido com a Europa e Coreia do Sul desde 2017.
Produtora Brasileira
Empresa que atua no mercado cultural há mais de dez anos, com amplo portfólio de produções gráficas (livros) e audiovisuais (documentários e webséries) para grandes empresas, com parcerias de instituições reconhecidas, como USP e UNESCO. Tem seu fundador e CEO, Pedro Saad, nomeado pelo Pacto Global como Liderança com Impacto e porta-voz de Desenvolvimento Sustentável.
| Doc.MIS – “Pantanal, planície das águas”
Auditório MIS | Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: 16.05, às 20h
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação indicativa: livre