Profissionais femininas que impulsionam a agenda ESG são tema de livro do Selo Editorial Série Mulheres da Editora Leader, que foi lançado no dia 09 de março em São Paulo
No dia 9 de março, às 19h, a Editora Leader lançou, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional na Avenida Paulista, o livro “Mulheres ESG – Medir para Mudar | Volume I – Edição Poder de Uma História”, exclusivo da Série Mulheres. Andréia Roma, CEO da Leader, idealizou a obra e convidou para assinar a coordenação ao seu lado Dani Verdugo, mentora de carreira e empresária, que também participa com um dos capítulos desta publicação coletiva.
O termo ESG (em inglês environmental, social and governance) ganhou grande visibilidade, graças à preocupação crescente do setor corporativo em relação à sustentabilidade. As questões ambientais, sociais e de governança são essenciais para as empresas não só sobreviverem como se desenvolverem.
Em 384 páginas, este livro reúne 31 profissionais em cargos de liderança que relatam, além de histórias inspiradoras, suas experiências no sentido de impulsionar a agenda ESG por meio de sua capacidade de humanizar as relações com os stakeholders. Elas são agentes da transformação para estabelecer bases novas a uma cultura empresarial que, para ser bem-sucedida, precisa gerar valor a todas as partes interessadas e contribuir para que os negócios possam ir além de seus resultados financeiros.
Para a coordenadora, Dani Verdugo, o entendimento e a aplicabilidade de critérios ESG pelas empresas brasileiras é, cada vez mais, uma realidade: “Atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, seja no mercado interno ou no exterior. No mundo atual, no qual as empresas são acompanhadas de perto pelos seus diversos stakeholders, ESG é a indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades”.
Dani destaca ainda que, no Brasil, a relação dos ODS com os negócios está presente nas grandes empresas. “Segundo levantamento realizado com as companhias que fazem parte do ISE, Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, 83% delas possuem processos de integração dos ODS às estratégias, metas e resultados”, conclui.
Em seu texto de prefácio da obra, Ricardo Young, empresário, fundador e ex-presidente do Conselho do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, afirma: “Essa nova cultura empresarial requer um olhar feminino que traz novos processos dialógicos, um olhar sistêmico, o cuidar das relações, uma inteligência composta pela diversidade de percepções, culturas e mundos. Enfim, um olhar profundamente humano e comprometido com o longo prazo, com o bem-estar coletivo e com a vida”.
“Tratar de um assunto tão em evidência, não só por sua importância para as empresas, como para a sociedade em geral, é uma grande satisfação para a Editora Leader. O projeto do livro Mulheres ESG surgiu no meu coração, com foco em apresentar ao mercado mulheres que fazem a diferença, de acordo com a preocupação com sustentabilidade, através da implementação da agenda ESG, isto é, referente às questões ambientais, sociais e de governança, nas corporações”, destaca Andréia Roma.
A partir do momento em que iniciou vários processos e um deles foi apresentar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no livro, a Leader se tornou a única editora no Brasil e no mundo que traz na primeira página das obras da Série Mulheres todo o contexto e conceito desses objetivos, com foco no fortalecimento do ODS-5, que determina acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas, até 2030, nos países em todo o mundo. No total, são 17 ODS, lançados em 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na Assembleia Geral da ONU.
Série Mulheres amplia o portfólio
Projeto idealizado pela Editora Leader, em abrangência nacional, o Selo editorial ‘Série Mulheres’ chegou ao mercado apresentando relatos do mundo corporativo em diversas áreas. Com um trabalho pioneiro, todos os títulos lançados por meio desta série são de propriedade intelectual da Leader, registrados pelo INPI, sendo títulos únicos no Brasil, ou seja, não há nenhum livro com título igual aos que foram lançados nesta Série.
A primeira publicação foi em 2015 com o lançamento do livro “Mulheres Inspiradoras” e depois desta vieram outros, por exemplo, “Mulheres no Marketing”, “Mulheres Antes e Depois dos 50”, “Mulheres do RH”, “Mulheres do Seguro”, “Mulheres do Varejo”, “Mulheres no Direito”, “Mulheres na Finanças”, “Mulheres na Energia I”, “Mulheres no Imobiliário”, “Mulheres que Transformam”, “Mulheres no Conselho volume I – Edição Poder de Uma História”, entre outros. “Mulheres ESG – Medir para Mudar – Volume I – Edição Poder de Uma História”, vem para enriquecer o projeto e tem evento de lançamento marcado para o dia 9 de março, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. No dia anterior, as coautoras serão homenageadas, em um evento fechado, com a premiação criada pela Leader “Por Mais Mulheres na Literatura”.
Todas as obras têm como foco transformar histórias reais em autobiografias inoperacionais, cases e metodologias de mulheres que se diferenciam em sua área de atuação. “A série chegou ao mercado apresentando relatos de mulheres do mundo corporativo e de outras áreas, com o objetivo de inspirar muitas outras a buscarem o sucesso em suas carreiras e profissões, em seus segmentos de atuação, além de mostrar como é possível atingir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, que é uma preocupação de grande parte das profissionais e empreendedoras”, comenta Tania Moura, coordenadora da Série Mulheres.
Profissionais que integram o livro “Mulheres ESG | Volume I – Edição Poder de Uma História”:
As 31 coautoras são:
Dani Verdugo (coordenadora), Adriana Lagrotta Leles, Adriana Rosa, Anauyla Batista, Andrea Pampanelli, Beatriz Pacheco, Bruna Sabóia, Claudia Elisa, Claudia Travi Pitta Pinheiro, Cristine Naum, Cyntia Watanabe R. Kasai, Denise Hills, Elizete Paes, Gabriele Malta Correia, Gláucia Terreo, Jamile Balaguer Cruz, Juliana Oliveira Nascimento, Karla de Melo, Lucilene Carvalho, Marcia Massotti, Maria Silvia Monteiro Costa, Mariana Köhler, Mariana Vieira, Mariana Malufe Spignardi, Milena Fucci Lemos, Onara Oliveira de Lima, Patricia Bueno, Paula Carvalho, Rozália Del Gáudio, Sonia Consiglio e Tatiana Maia Lins.
Coordenadora:
Dani Verdugo – Administradora, headhunter, mentora de carreira e empresária. Atuando há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, a fundadora e CEO do Grupo THE possui especialização em: Gestão Estratégica de Pessoas, Negócios e Gestão, Lean Agile Coach, entre outras.
Em 2017, fundou a THE Consulting, primogênita do Grupo THE, com foco no mercado de executive search. Com a expansão do negócio, em 2020 foi a vez de dar início à THE Tech, startup de tecnologia com foco em formação de profissionais. Em 2021, o Grupo THE cresceu ainda mais. Foi quando surgiu a THE Projects, unidade de negócio mais recente da empresa, que possui a proposta de abraçar projetos tailor made de desenvolvimento, sucessão, ESG, entre outras demandas estratégicas de clientes.
Por fim, em 2022, uma grande conquista marcou a história do Grupo THE: a internacionalização. A empresa tornou-se a representante exclusiva da INAC Global no Brasil.
Ficha técnica:
Título: “Mulheres ESG | Volume I – Edição Poder de Uma História” Lançamento: 9 de março, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional na Avenida Paulista
Endereço Av. Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-940
Formato: 16×23
Editora: Leader
Páginas: 384
ISBN: 978-65-88368-87-9
Selo: Série Mulheres.
Prefaciador: Ricardo Young
Coordenação do livro: Andréia Roma e Dani Verdugo
Coordenação da Série Mulheres: Andréia Roma e Tania Moura
Idealização: Editora Leader
Ano: 2023
Idioma: Português.
Preço: R$ 79,90
Site: https://editoraleader.com.br/livro-mulheres-esg-historia
Facebook: https://facebook.com/editoraleader
Instagram: https://instagram.com/editoraleader
Sobre a Editora Leader – Reconhecida como referência internacional na elaboração de projetos Educacionais, Corporativos e Acadêmicos, a Editora Leader tem como marca registrada a publicação de livros de coautoria que reúnem especialistas de renome ou empreendedores de alta performance. A empresa também conta com publicações de autores únicos e de organizações.
Homenageada pelo pioneirismo no lançamento de vários projetos editoriais pelo Recordes Brasileiros (RankBrasil), pela publicação de livros femininos e outros trabalhos no mundo corporativo, a Leader nasceu com foco em levar conhecimento atualizado e relevante para a formação de jovens ou de profissionais já atuantes no mercado. Ao longo desses anos, adquiriu experiência com mais de 200 obras publicadas. Tornou-se a única editora comportamental voltada ao desenvolvimento humano no Brasil, pois suas obras tem o propósito de ensinar através de livros. Andréia Roma, fundadora e CEO da editora, busca apoiar novos escritores brasileiros, sem distinção, a publicar os seus livros. A profissional procura, com a Leader, publicar todos os gêneros literários, não se restringindo a uma linha editorial específica.
(#Envolverde)