Em sua 2ª edição, o programa de formação online busca apoiar empreendedores de impacto em suas estratégias de comercialização e marketing digital;
Inscrições estão abertas até 10 de julho no site https://www.empreendercomimpacto.com.br/
O Mercado Livre, empresa líder na oferta de tecnologia para o e-commerce na América Latina, promove a segunda edição do Programa Empreender com Impacto no Brasil. Neste ano, a iniciativa que fortalece negócios de impacto em toda a América Latina, vai apoiar empreendedores em suas estratégias de comercialização e marketing digital, demandas crescentes por parte dos empreendimentos, e que ficaram ainda mais relevantes no cenário da pandemia.
Os empreendedores participantes terão acesso a encontros virtuais, mentorias individuais e coletivas, além de webinars sobre as soluções digitais do ecossistema do Mercado Livre. Entre os facilitadores do programa estão referências como Adriana Barbosa, CEO da PretaHub, Mateus Mendonça, Fundador da Giral Viveiro de Projetos e Ellen Carbonari, Head de Inovação e Empreendedorismo Social na Semente Negócios.
“Entendemos que o conhecimento do Mercado Livre em comércio eletrônico, somado à ampla experiência empreendedora dos nossos parceiros, podem contribuir para a superação de alguns dos desafios de comercialização, inclusão digital e sustentabilidade financeira enfrentados pelos negócios de impacto”, afirma Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.
O programa faz parte da estratégia de sustentabilidade do Mercado Livre e é articulado pela Consultoria Giral Viveiro de Projeto, com conteúdo produzido a partir da inteligência de mercado do Mercado Livre e de empreendedorismo e inovação social dos parceiros Semente de Negócios – aceleradora que atua no desenvolvimento de negócios inovadores desde 2011 – e a Coalizão Éditodos – grupo de organizações do ecossistema de empreendedorismo negro, que atua coletivamente para promover o empreendedorismo na base da pirâmide.
“O Brasil ainda carrega fortes traços de exclusão digital, quando olhamos ainda para a grande parcela da população que cria e gere pequenos negócios, estamos fazendo processos ainda artesanais e com pouca automação e/ou digitalização. Uma costureira por exemplo quando olha para seu ateliê, sabe onde está cada linha, agulha e tesoura. Para o processo de digitalização dos empreendimentos precisamos pensar processos organizados e centralizados para maior efetividade.”, completa João de Souza, presidente do FA.VELA e membro do Fundo Éditodos.
Ao final do programa, os participantes poderão concorrer ao Prêmio Empreender com Impacto LATAM, que gratificará 3 empreendedores finalistas da região com 5 mil, 10 mil e 20 mil dólares. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.empreendercomimpacto.com.br/, até o dia 10 de julho.
Retrospectiva
Em sua edição anterior, o empreendimento argentino Épicos, que produz farinhas agroecológicas a partir de culturas alternativas, foi premiado como o grande vencedor na região. Também em 2019, negócios brasileiros foram destaque: a Free Soul Food , de São Paulo, focada em culinária responsável e na empregabilidade de mulheres imigrantes e nano empreendedoras, representou o Brasil na etapa final regional e foi destaque com menção honrosa. A Da Tribu , que desenvolve jóias orgânicas, a partir da sociobiodiversidade da Floresta Amazônica reduzindo o impacto negativo da indústria da moda e gerando renda para famílias ribeirinhas, também foi destaque como uma das finalistas nacionais e hoje vende seus produtos na seção de Produtos Sustentáveis do Mercado Livre .
A programação completa, critérios de participação e demais informações do Programa também estão disponíveis no site .
Sobre o Mercado Livre
Fundado em 1999, o Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina e oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Para oferecer a melhor experiência a compradores e vendedores, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: o Marketplace mercadolivre.com, a fintech Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Livre Classificados, Mercado Livre Publicidade e Mercado Shops. O mercadolivre.com é o maior e mais completo marketplace da América Latina, com 43 milhões de usuários ativos e mais de 11 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas. A cada segundo, 13 vendas são realizadas na plataforma. Ao todo, são quase 270 milhões de ofertas em tempo real, distribuídas em aproximadamente 1.500 categorias e subcategorias de produtos. Vencedor em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, do “Prêmio Top of Mind DataFolha”, categoria Site de Compras, o Mercado Livre no Brasil é líder em tráfego entre os sites de varejo com cerca de 45 milhões de visitantes únicos/mês, segundo a Similar Web (dados de abr/20), ferramenta referência para o mercado de tecnologia e inovação.