Economia

Apenas 5% das emissões globais estão com suas metas em andamento, segundo  o CDP

Dados de 10 mil empresas estão disponíveis online no Action Tracker, que permite acompanhar os avanços corporativos no combate ao aquecimento global

A partir de agora é possível acompanhar o histórico desde 2019 dos avanços climáticos de quase 10 mil empresas ao redor do mundo que representam 16% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) globais. As informações são consolidadas pelo CDP, maior plataforma mundial para acompanhamento de dados ambientais de empresas, cidades, estados e regiões e podem ser acessadas no Corporate Environmental Action Tracker, disponível no site da organização.

Com atualização anual, o Action Tracker revela que, do total de empresas que divulgam seu desempenho pelo CDP, 81% possuem um plano de transição climática considerável, 60% têm metas de redução de emissões, mas apenas 24% estão no caminho para atingir suas metas climáticas. Esse último grupo é responsável por 5% das emissões globais.

A ferramenta contém informações das empresas mais influentes do mundo, sendo 91% de empresas que integram o índice FTSE 100, da FTSE The Index Company, com as 100 ações mais representativas da Bolsa de Valores de Londres, e 80% que integram o S&P 500, abreviação de Standard & Poor’s 500, índice composto por quinhentos ativos cotados nas bolsas de NYSE e NASDAQ, de Nova Iorque.

No novo recurso, é possível pesquisar sobre:

  • Volume de emissões globais, nacionais e setoriais;
  • Número de empresas com um plano de transição climática compatível com a realidade;
  • Quanto das emissões globais estão cobertas por metas baseadas na ciência, alinhadas à iniciativa Science Based Targets (SBTi);
  • Número de empresas com metas factíveis para redução do escopo 3;
  • Número de empresas que avançam no cumprimento de suas metas;
  • Impactos potenciais das metas divulgadas de redução de emissões.

“Informação de qualidade é fundamental para que as instituições definam suas estratégias eficazes de transição para uma economia de baixo carbono. Por isso, criamos uma fonte abrangente e confiável para que toda a sociedade possa consultar como estamos em relação à meta global de manter a temperatura média do planeta até 1,5ºC”, afirma Lais Cesar, diretora de desenvolvimento de negócios do CDP Latin America.

Lais Cesar, diretora de desenvolvimento de negócios do CDP Latin America.

Para as empresas, o recurso serve como um norteador em relação a redução de emissões de GEE, com o fornecimento de relatórios ambientais que são essenciais para o planejamento de negócios. Para os investidores, é possível analisar o desempenho de diferentes geografias, setores e índices para tomar decisões baseadas em dados sobre investimentos e seu alinhamento ambiental.

Sobre o CDP 

CDP é uma organização global sem fins lucrativos que administra o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões. Fundado em 2000 e trabalhando com mais de 740 instituições financeiras com mais de US$ 130 trilhões em ativos, o CDP foi pioneiro no uso de mercados de capitais e compras corporativas para motivar as empresas a divulgar seus impactos ambientais e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, gerenciar os recursos hídricos e proteger as florestas. Cerca de 20.000 organizações em todo o mundo divulgaram dados por meio da organização em 2022, sendo 18.700 empresas que valem metade da capitalização de mercado global e mais de 1.100 cidades, estados e regiões. Totalmente alinhado à TCFD, o CDP detém o maior banco de dados ambientais do mundo, e as pontuações do CDP são amplamente utilizadas para impulsionar decisões de investimento e aquisição para uma economia de carbono zero, sustentável e resiliente. O CDP é membro fundador da iniciativa Science Based Targets, We Mean Business Coalition, The Investor Agenda e da iniciativa Net Zero Asset Managers.

(CDP/Envolverde)