Economia

Espécies da flora brasileiras ganham mercado internacional de cosméticos

Espécies como o babaçu, cupuaçu, murumuru e pracaxi são originários da biodiversidade brasileira e são alguns dos frutos e sementes que conquistaram o mercado americano de beleza por possuírem propriedades capazes de promover os cuidados faciais, corporais e capilares de maneira natural e eficiente.

De acordo com um estudo realizado em 2017 pelo NPD Group, as mulheres americanas se tornaram mais seletivas em relação aos produtos que consomem. No maior mercado mundial consumidor de cosméticos, 48% das entrevistadas procuram por produtos feitos com ingredientes naturais e orgânicos. Além disso, ao avaliar os itens mais consumidos no país, a categoria de cuidados com a pele é a que mais se destaca, com um aumento de 9% nas vendas, o que representa uma contribuição de 45% nos ganhos totais do setor.

Diante desse cenário, um exemplo de empresa que se destaca com a exportação de ingredientes amazônicos para os Estados Unidos é a Beraca, líder no fornecimento de matérias-primas naturais e sustentáveis provenientes da biodiversidade brasileira para as indústrias de cosméticos, cuidados pessoais e farmacêutica.

Mais do que simples componentes da natureza, esses ingredientes brasileiros se tornaram grandes aliados da beleza. O cupuaçu, por exemplo, popularmente utilizado na culinária nacional, tem poder de promover hidratação duradoura devido à sua alta capacidade de recuperação da elasticidade da pele.

“A vegetalização das fórmulas e a substituição de componentes químicos por soluções naturais e sustentáveis ganha, cada vez mais, força em todo o mercado. Oferecemos soluções que unem todas essas características e proporcionam múltiplos benefícios ao consumidor”, destaca Marianna Cyrillo, gerente de marketing da Beraca.

Hoje, alguns dos ingredientes exportados pela Beraca para os Estados Unidos são: argila branca da Amazônia, óleo de maracujá, óleo de babaçu, manteiga de cupuaçu, manteiga de murumuru e óleo de pracaxi.

O óleo de pracaxi possui capacidade de auxiliar na redução da síntese de melanina, o que garante a diminuição da aparência de manchas, uniformiza a tonalidade e restaura a luminosidade original da pele. Ele ainda possui benefícios anti-idade, pois estimula a produção de ácido hialurônico, polissacarídeo natural presente na pele humana com alta capacidade de retenção de água, garantindo elasticidade e viço à pele. Já o murumuru é rico em ácido láurico, mirístico e oleico, o que o torna um poderoso agente emoliente, capaz de nutrir e hidratar os cabelos. Com ação antifrizz, ele reduz o volume e proporciona maciez e brilho aos fios.(#Envolverde)