Junho de 2017 – O Itaú Unibanco acaba de ser eleito representante da América Latina com assento no Comitê Diretivo dos Princípios do Equador. Aprovada por quase 90% dos votantes distribuídos pelos cinco continentes, a instituição financeira brasileira reforça, assim, sua liderança nas discussões de risco socioambiental internacionalmente. “Desta forma, cumprimos de modo sustentável o propósito do Itaú Unibanco de ser engrenagem propulsora de crescimento”, afirma Roberto Dumas, gerente de Risco Socioambiental da instituição.
Apoiando-se nos Princípios do Equador (“EP”, do inglês Equator Principles) – iniciativas voluntárias de boas práticas ambientais em financiamentos de project finance iniciada em 2002 –, o Itaú Unibanco mantém processo de tomada de decisão ainda mais responsável. Somente nos últimos oito anos, o banco concedeu mais de R$ 7 bilhões em apoio a projetos de desenvolvimento com base nestes Princípios.
Atualmente, os Princípios do Equador são adotados por 90 instituições financeiras de 37 países e cobrem mais de 70% do financiamento internacional para projetos em mercados emergentes. Esses Princípios são um referencial para o setor financeiro na identificação, avaliação e gestão de riscos socioambientais na concessão de crédito a projetos de desenvolvimento, como hidrelétricas, parques eólicos, portos e aeroportos. Alguns exemplos de temáticas-chave na gestão desse risco são comunidades indígenas, reassentamento populacional, biodiversidade e patrimônio arqueológico. (Envolverde)