O FSC – Forest Stewardship Council, acaba de lançar o Procedimento de Serviços Ecossistêmicos (FSC-PRO-30-006), que visa criar incentivos para a conservação de valiosos serviços ecossistêmicos em florestas manejadas com responsabilidade.
Os Serviços Ecossistêmicos (SE) representam uma série de benefícios que obtemos da natureza. Os manejadores de florestas certificadas pelo FSC, já conservam e arcam com os custos associados. Este novo procedimento facilitará o acesso aos mercados de SE, fornecendo aos proprietários florestais, pequenos produtores e comunidades, ferramentas para medir e verificar seus impactos positivos nestes serviços.
Os impactos no sequestro e armazenamento de carbono, conservação da biodiversidade, recursos hídricos, conservação do solo, e serviços recreativos, agora podem ser verificados. O procedimento estará pronto para ser usado no dia 21 de agosto de 2018. Até esta data, o FSC fornecerá treinamento para os gestores florestais que quiserem usar o procedimento, e para os organismos de certificação que avaliarão o cumprimento do mesmo.
Este procedimento também oferece às empresas e governos uma nova ferramenta para demonstrar e comunicar o impacto que suas compras e investimentos têm na conservação e restauração dos serviços ecossistêmicos florestais.
O FSC trabalhará com parceiros governamentais e do setor privado para testar os modelos de negócios mais promissores, e oferecer benefícios a partir do Procedimento de Serviços Ecossistêmicos. Algumas possibilidades são:
• Investimento no setor privado. O FSC buscará parceiros de grandes marcas globais para investir em impactos positivos na água, carbono e biodiversidade das florestas de onde vêm suas matérias-primas.
• Patrocínio financeiro. O novo Procedimento de Serviços Ecossistêmicos permitirá que patrocinadores financeiros de impactos verificados nos serviços ecossistêmicos, usem as marcas registradas do FSC para promover seu patrocínio.
• Confirme as contribuições para combater as mudanças climáticas: O Procedimento de Serviços Ecossistêmicos do FSC pode ser usado para verificar os impactos positivos na fixação de carbono.
• Investimento de impacto: O FSC gostaria de trabalhar com parceiros do setor financeiro para entender como a integração da certificação e dos serviços ecossistêmicos verificados pelo FSC, em estratégias usadas pelos fundos de impacto, podem reforçar o argumento para o setor privado investir em conservação. (#Envolverde)