É a conclusão de um levantamento realizado pela consultoria IDados com base nos números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE. O estudo considerou trabalhadoras de 25 a 35 anos e casadas. Nesse grupo, as mães são maioria no mercado de trabalho. No primeiro semestre, elas somavam 2,92 milhões de trabalhadoras, contra 1,36 milhão das que não são mães. Segundo o levantamento, enquanto mulheres sem filhos ganham em média R$ 2.115 por mês, mães com um filho sofrem redução salarial de 24%. Se a família crescer e o número de crianças chegar a três ou mais, a queda no rendimento é de quase 40%. Para Bruno Ottoni, pesquisador da IDados, grande parte do problema se deve à falta de políticas públicas pensadas para manter a mulher no mercado de trabalho. (Linkedin)
Home Últimas Notícias Envolverde Política Pública Economia
Economia
Mães recebem até 40% menos do que mulheres sem filhos no Brasil
ODS 16
‘O Capital no Antropoceno’ põe em debate as questões climáticas e oferece solução: o decrescimento
𝗽𝗼𝗿 𝗔𝗺𝗲𝗹𝗶𝗮 𝗚𝗼𝗻𝘇𝗮𝗹𝗲𝘇 - Aos 37 anos, portanto um representante legitimo da geração Y, o professor de economia politica na Universidade de Osaka e escritor japonês Kohei Saito, membro do conselho editorial internacional do projeto Marx-Engels-Gesamtausgabe, parece ter sentido que sua geração, e a de seus filhos e netos, terão mesmo uma dura vida por conta dos eventos extremos causados pela crise climática. E resolveu pesquisar em estudos e publicações heterodoxas, respostas para uma instigante pergunta: “Não é muito cedo para desistir, quando ainda temos tantas possibilidades?”
ODS 17
Empresários da Amazônia buscam protagonismo na COP30
A menos de um ano da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), entre 10 e 21 de novembro, a cidade de Belém passa por uma transformação na sua infraestrutura e oferta de serviços. Assim como suas vias, prédios e praças, micro e pequenos empreendedores também se preparam para receber os visitantes e oferecer o melhor da já tradicional hospitalidade amazônica.
ODS 12
Ainda há esperanças para um tratado sobre plástico – mas não será fácil
As últimas semanas de 2024 foram uma decepção para aqueles que acreditavam firmemente que o planeta Terra precisava de ações ousadas. Primeiro, houve a frustração decorrente do que poderia ser definido, no mínimo, como resultados pouco convincentes tanto da COP 16 sobre Biodiversidade quanto da COP 29 sobre Clima.
ODS 17
Prioridades antes da conferência sobre financiamento para o desenvolvimento
KUALA LUMPUR – A Quarta Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento (FfD4) deve abordar os principais desafios financeiros dos países em desenvolvimento. Os recentes reveses no desenvolvimento sustentável e na ação climática tornam o evento das Nações Unidas ainda mais crítico.
ODS 8
Empregos verdes e ESG: o novo paradigma no mercado de trabalho
Por Camila da Silva Pereira * – O mercado de trabalho está passando por uma transformação significativa, impulsionado pela crescente relevância das questões ambientais, sociais e de governança. Com o avanço da transição energética e o estabelecimento de novas metas de descarbonização, a demanda por profissionais qualificados para atuar em “empregos verdes” tem superado a […]
ODS 9
Tecnologia invisível, impacto gigante: como novos investimentos bilionários devem moldar o futuro da infraestrutura brasileira
No coração da floresta amazônica, uma revolução tecnológica está acontecendo silenciosamente. Enquanto milhares de sensores monitoram a estabilidade de barragens de rejeitos, garantindo a segurança de comunidades e preservando o meio ambiente, engenheiros e gestores transformam a forma como o Brasil cuida de sua infraestrutura crítica. A inovação em tecnologia não está apenas nas mãos […]