A Schwab Foundation for Social Entrepreneurship anunciou hoje, durante o Fórum Econômico Mundial, 16 iniciativas de todo o mundo que foram reconhecidas por seu impacto e inovação social. Entre os premiados está o MapBiomas: a rede colaborativa de mais de 70 organizações, que começou no Brasil e hoje está presente em 14 países, destacou-se por seu trabalho de monitoramento de cobertura e uso da terra para promover a conservação e gestão sustentável dos recursos naturais e combater as alterações climáticas.
O reconhecimento se deu dentro de uma nova categoria do prêmio Inovadores Sociais do Ano – Inovação Social Coletiva. Ela foi criada para dar visibilidade a modelos inovadores de colaboração e impacto coletivo que têm cada vez mais destaque nas ações de transformação social. Nesta categoria, inédita, o MapBiomas é um dos primeiros ganhadores.
“Problemas complexos não podem ser resolvidos por organizações isoladas, e os premiados da Schwab Foundation deste ano mostram novos modelos de colaboração entre setores usando tecnologia inovadora, redes humanas e recursos e conhecimentos compartilhados. Muitos inovadores sociais têm uma longa história de trabalho em colaboração com outros. A ambição agora é criar mudanças sistêmicas por meio de esforços coletivos”, disse François Bonnici, diretor da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship.
A geração de mudanças sistêmicas foi uma das metas de Tasso Azevedo, quando liderou a concepção do MapBiomas, reunindo ONGs, universidades e startups de tecnologia. “O acesso livre a informações e dados atualizados, históricos e de qualidade sobre o uso e cobertura da terra é premissa para a implantação de políticas públicas, combate ao desmatamento e para a atuação responsável de empresas. Hoje qualquer pessoa com acesso à internet tem condições de verificar o que está acontecendo em todo o território nacional, que foi repartido em módulos de 30 metros quadrados, analisados segundo sua cobertura, seu uso e sua situação fundiária, entre outros critérios”, detalha.
A categoria Inovação Social Coletiva soma-se a outras três, que nortearam a escolha dos premiados até o ano passado: Empreendedores Sociais, Intraempreendedores Sociais Corporativos e Intraempreendedores Sociais Públicos. Os vencedores são selecionados pelos membros do Conselho da Fundação Schwab. O comitê de seleção inclui Helle Thorning-Schmidt, que foi Primeira Ministra da Dinamarca entre 2011 e 2015, a especialista em inovação social Johanna Mair, Professora de Organização, Estratégia e Liderança na Hertie School of Governance na Alemanha, e H.M. Rainha Mathilde da Bélgica, Membro Honorário do Conselho.
“Os Inovadores Sociais do Ano de 2023 representam uma geração de líderes de mudanças sociais e ambientais que demonstram que modelos inovadores de cooperação e ação em todos os setores são essenciais para progredir nos desafios complexos que enfrentamos”, disse Hilde Schwab, cofundadora e presidente da Fundação Schwab para Empreendedorismo Social.
Os Prêmios da Fundação Schwab 2023 são realizados em uma parceria de longo prazo com a Fundação Motsepe, baseada na filosofia de “Ubuntu”, o conceito africano de doar e cuidar de seu próximo e outros membros de sua comunidade. “Os empreendedores sociais atuam como uma ponte que conecta a ética e os valores aos nossos princípios de negócios. Acredito que esses empreendedores estão projetando um modelo para economias significativas, reimaginando o progresso durante esses tempos incertos”, disse Precious Moloi-Motsepe, copresidente da Fundação Motsepe e chanceler da Universidade da Cidade do Cabo.
Sobre MapBiomas: iniciativa multi-institucional, que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, focada em monitorar as transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas. Esta plataforma é hoje a mais completa, atualizada e detalhada base de dados espaciais de uso da terra em um país disponível no mundo. Todos os dados, mapas, métodos e códigos do MapBiomas são disponibilizados de forma pública e gratuita no site da iniciativa. Além disso, a rede MapBiomas ampliou-se para outras regiões e países como na Amazônia, Chaco, Bosque Atlântico, Pampa Sul-americano e Indonésia, como também gera outros produtos como MapBiomas Alerta, MapBiomas Fogo e MapBiomas Água.
Sobre a Fundação Schwab: A Fundação Schwab apoia novos modelos de mudança social, aliando valores e dedicação aos melhores princípios empresariais para criar um mundo mais justo, sustentável e equitativo. Hoje, a fundação tem uma próspera comunidade de mais de 450 empreendedores sociais globais que impactaram a vida de quase 1 bilhão de pessoas em 190 países. Os empreendedores oferecem acesso a saúde, educação, moradia, finanças, habilidades digitais e redes de defesa, resultando em empregos, criação de oportunidades econômicas, melhoria da saúde e estabilidade.
#Envolverde