Por Nelmara Arbex, da Arbex & Company* –
Há alguns meses, Mario Abreu tornou-se Vice-Presidente Global de Sustentabilidade da Tetra Pak. Uma das principais tarefas de sua equipe será apoiar os clientes globais da Tetra Pak – grandes empresas do setor de alimentos e bebidas – para reformular as embalagens. Esses clientes operam na Europa e na Ásia e estão se preparando para implementar novas regras sobre reciclagem e coleta de embalagens para proteger melhor os oceanos da poluição por plásticos.
Estou tão feliz que Mario e a Tetra Pak nos ajudarão a resolver um problema global tão grande!
Eu conheci Mario em Kota Kinabalu em 2012. Nós dois estávamos andando em um parque no escuro com um grupo de pessoas indo a uma festa para celebrar o fim das negociações no incrível congresso global Forest Stewardship Council (FSC) daquele ano. A atmosfera nos congressos do FSC é tensa de uma maneira única. É um fórum multistakeholder com representantes de empresas, ambientalistas e ativistas sociais. Nesse fórum, os delegados seniores, divididos em três “câmaras” – Econômica, Ambiental, Social -, têm que chegar a um consenso antes que as propostas sobre como certificar produtos e processos com o selo FSC sejam colocadas em votação. Todas as moções devem ser apoiadas pelas três câmaras antes de serem apresentadas à assembleia para a decisão final. Os dias que antecedem a assembleia são eletrizantes. Há reuniões em todos os cantos, dia e noite. Poucas pessoas realmente dormem uma noite inteira. Nesse contexto, conheci Mario.
Mario é um oásis de paz em tal lugar. Ele é uma pessoa calma e sorridente, que presta atenção a tudo e está sempre pronto a ouvir as ideias e histórias de outras pessoas. O que eu não poderia ter adivinhado naquele dia era que ele também é um executivo muito atencioso, persistente e voltado para resultados.
Tive a oportunidade de aprender mais sobre seu lado executivo um ano depois, quando ele me ligou. Mario estava preocupado com a qualidade da análise de materialidade da Tetra Pak. Ele estava procurando especialistas para ajudar a analisar e melhorar a metodologia que estavam usando. Curiosamente, seu objetivo principal não era apresentar a análise em um relatório de sustentabilidade, o que geralmente é o motivo pelo qual as empresas fazem essa análise, mas sim enriquecer as discussões sobre estratégia e comunicação na Tetra Pak antes de publicá-la. Foi um ótimo exercício para todos nós. A metodologia detalhada, o alto nível de conhecimento e as intenções estratégicas de Mario e sua equipe realmente me impressionaram.
Eu me sentia como se estivesse em uma “universidade de embalagens”, onde especialistas conversavam sobre todos os aspectos da embalagem durante todo o dia, calculando as emissões de carbono da produção e da reciclagem de embalagens, ou discutindo as mais recentes inovações sustentáveis nesse campo. Também aprendi sobre a imensa variedade de embalagens que a Tetra Pak produz, incluindo embalagens à base de plantas, como a Tetra Rex Bio-based, e outros equipamentos para grandes empresas do setor de alimentos e bebidas.
Anos depois, trabalhamos juntos novamente quando Mario quis trazer um pouco de ar fresco para a reunião anual de alinhamento estratégico da equipe. Criamos um workshop para incentivar os líderes da Tetra Pak a imaginar o futuro em que queriam viver e comparar sua visão com a da Tetra Pak: um momento maravilhoso e revelador para os 30 executivos e líderes da sala, com todos olhando para o futuro tentando encontrar suas visões comuns.
Parabéns, Mario! Conte conosco!
Para saber mais:
Eu amo esse vídeo sobre embalagens sustentáveis
E o Relatório de Sustentabilidade da Tetra Pak de 2018
https://assets.tetrapak.com/static/documents/sustainability/tetra-pak-sustainability-report-2018.pdf
*Arbex & Company é uma empresa de treinamento & serviços de consultoria e uma rede internacional de especialistas