Economia

Mourão defende reuso de água para saneamento em reunião com CEBDS 

Esta semana o vice-presidente Hamilton Mourão recebeu empresários associados ao CEBDS para debater a agenda de sustentabilidade do setor empresarial para os próximos quatro anos. Ao lado da presidente do Conselho, Marina Grossi, o vice-presidente da Ecolab, Orson Ledezma,  afirmou que o setor privado pode ajudar com investimento e tecnologia para a melhoria da gestão hídrica e defendeu a necessidade de um novo marco regulatório que inclua a obrigatoriedade de reuso de água de processos industriais para saneamento básico.

“Sustentabilidade é inovação e oportunidade de novos negócios. Hoje, os principais grupos empresariais do país incluem em seus planejamentos conceitos de desenvolvimento sustentável”, destacou Marina Grossi durante a reunião.

 O vice-presidente prometeu estudar e dar retorno sobre a Agenda CEBDS por um País Sustentável, documento que contém 10 propostas de parceria do setor empresarial com poder público para a sustentabilidade, construído pelo Conselho de Líderes do CEBDS. Uma das propostas é a revisão do Plano Nacional de Saneamento Básico, com inclusão de reuso de água como estratégia de eficiência hídrica.

“Estamos planejando atividades e vamos recorrer a quem já tem expertise”, afirmou o vice-presidente.

Marina Grossi também  apresentou a Mourão o Compromisso Empresarial para Segurança Hídrica, lançado durante o Fórum Mundial da Água 2018.  O objetivo do compromisso é promover uma contribuição efetiva das empresas para a segurança hídrica no País. Alguns resultados já podem ser conhecidos no hub de informações Aquasfera.

(#Envolverde)