Economia

Nubank lança Instituto Nu, organização de inovação social e catalisadora de iniciativas periféricas

Co-criada com representantes de comunidades brasileiras, a iniciativa irá trabalhar por meio de três pilares: educação para empregabilidade, empreendedorismo e inovação social

O Nubank, uma das maiores plataformas digitais de serviços financeiros do mundo, lança hoje o Instituto Nu — plataforma de inovação social que irá catalisar iniciativas nas favelas e periferias brasileiras. Sob o lema “pelo corre de quem sempre foi correria”, o propósito da entidade é contribuir para reduzir as desigualdades no país, atuando em três plataformas: educação para empregabilidade, empreendedorismo e inovação social.

“O Instituto Nu chega para levar adiante nossos valores de inovar e romper o status quo. A entidade vai dar voz e espaço para o que acontece na periferia com base em nossos princípios de causar impacto na vida das pessoas”, explica Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank e presidente do instituto. “Desde o início do Nubank, está entre os nossos principais valores empoderar nossos clientes e impactar positivamente suas vidas financeiras. Já atingimos marcas que temos muito orgulho, como mais de 5 milhões de pessoas que foram incluídas e nunca tinham feito parte do sistema financeiro”, ressalta.

O lançamento do Instituto Nu acompanha os princípios do Nu Impacto, área de atuação ESG do Nubank — que lançou seu Manifesto no início deste ano –, e tem como compromisso a geração de impacto positivo, além de princípios de governança e cuidado com o meio ambiente. Com o Instituto Nu, a proposta é reunir líderes inconformados para desafiar os cenários sociais no Brasil, a partir de soluções desburocratizadas, descentralizadas e racializadas.

“Uma das compreensões do Instituto Nu é de que a frente de atuação esteja alinhada com mulheres negras da periferia, empreendedores das favelas, grupos, organizações e coletivos periféricos para promover impactos reais e eficientes diretamente na ponta. Queremos que a potência da favela seja valorizada e o Instituto Nu seja uma ferramenta para isso”, afirma Marisa Santana, Gerente de Projetos do Instituto Nu.

Com mais de seis mil colaboradores no Nubank, o Instituto Nu vai contar também com uma Plataforma de Voluntariado, aberta para funcionários, que irá engajar a comunidade interna para fazer parte da iniciativa.

Pilares de atuação

Para o desenvolvimento do conceito e pilares do Instituto Nu, o Nubank também contou com a parceria da Singuê, consultoria de desenvolvimento de programas de diversidade, equidade e inclusão, na co-criação da estratégia de impacto e definição dos pilares de atuação.

Na vertical de educação, a proposta é desenvolver metodologias de formação centradas no potencial existente nas favelas, uma vez que a educação é entendida como pilar fundamental para ampliar a empregabilidade, principalmente entre os jovens.

Para o pilar de empreendedorismo, o objetivo é impulsionar a economia local e valorizar o ecossistema empreendedor das favelas por meio de alianças com empreendedores das periferias para práticas de desenvolvimento, incentivo e impulsionamento dos negócios.

E para a atuação sob o escopo de inovação social, o papel do Instituto Nu é mapear e visibilizar iniciativas sociais lideradas por pessoas de favelas, propondo boas práticas de democratização do acesso a recursos filantrópicos.

SOBRE O NUBANK

O Nubank é uma das maiores plataformas digitais de serviços financeiros do mundo, atendendo cerca de 54 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. Considerado uma das empresas líderes no ramo de tecnologia, o Nubank utiliza tecnologias proprietárias e práticas de negócios inovadoras para oferecer a pessoas físicas e pequenas e médias empresas novas soluções financeiras e experiências descomplicadas, intuitivas, convenientes, econômicas, capacitadoras e humanas. Guiado pela missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nubank impulsiona o acesso a serviços financeiros pela América Latina, conectando lucro e propósito para gerar valor para as partes interessadas e causar um impacto positivo nas comunidades onde atua.

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