Economia

Palma de óleo ganha o mercado internacional

A palma de óleo, importante cultura que origina o óleo vegetal, vem ganhando mercado no Brasil e no mundo. Ela é responsável pela produção de diversos produtos, desde o famoso azeite de dendê utilizado na culinária, até biscoitos, pães, sorvetes, produtos de beleza, sem contar seu emprego em biocombustíveis e bioenergia.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aponta uma produção mundial de 66 milhões de toneladas de óleo de palma para a safra 2017/2018. Atualmente, o Brasil está entre os 10 maiores produtores da cultura no mundo, com cerca de 350 mil toneladas, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (ABRAPALMA). A cultura é de grande importância para a economia do Pará, sendo o estado responsável por 90% da produção no País.

O cultivo da palmeira, no entanto, requer alguns cuidados que podem ser essenciais para o aumento da produtividade. A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, realizou estudo, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com o objetivo de avaliar diferentes fontes de nitrogênio, em ambiente com e sem correção do solo, e seus efeitos no crescimento, nutrição e produção de biomassa de mudas de palma de óleo no Estado do Pará.(#Envolverde)