Economia

Pesquisa mostra que gastos altos de combustível é jeito de dirigir

Um estudo realizado pela Cobli, startup especializada em melhorar a gestão de frotas, telemetria e roteirização – revelou uma das principais variáveis que impactam no consumo de combustível dos veículos.
De acordo com o levantamento, que analisou dados compilados de cerca de 340 mil quilômetros rodados por veículos leves (todos 1.0) e pesados, quanto maior o tempo que o condutor passa variando a velocidade, ou seja, sem manter uma velocidade constante, maior será o gasto de combustível.
Ainda segundo a pesquisa esse comportamento gera em média um consumo de combustível 40% maior nos veículos pesados, podendo chegar a 75% em casos extremos. Já nos veículos leves, o consumo a mais pode ser em média de 30% a 50%.
“Imagine um comportamento totalmente oposto do piloto automático, que mantém o veículo com uma velocidade constante sem necessidade de intervenção do condutor. Na prática, motoristas que aceleram e desaceleram com mais frequência têm o pior consumo de combustível”, explica Rodrigo Mourad, sócio da empresa.(#Envolverde)